fiogf49gjkf0d fiogf49gjkf0d É espantoso. Aqui no Brasil, mesmo com toda a força e popularidade do reggae, a música jamaicana ainda não chegou por completo. Embora sejam reinantes as noites de “reggae” espalhadas por São Paulo - e por todo o Brasil - ainda falta, e muito, para os sons da Jamaica ganharem sua emancipação. Ainda que não exista um consenso, especilistas, críticos e artistas reconhecem que há muita água pra rolar. Faltam, sobretudo, discos de artistas que se dediquem a outros sons da ilha, como o ska tradicional e o dub, apenas para citar alguns exemplos. Aí que entra a banda que tem conhecimento de causa e ótimo gosto: o Firebug.
Formado por um produtor norte-americano e uma dupla de brasileiros, o Firebug tem como base o baixista e multi-instrumentista Victor Rice, o baterista Rodrigo Cerqueira e o guitarrista/vocalista Felipe Machado. O grupo passeia praticamente por todos os ritmos jamaicanos [do ska ao rocksteady, do reggae ao dub] além de ter influências de outros estilos musicais tão distantes como surf e country music, mesclando timbres clássicos com uma sonoridade moderna e com muita identidade.
O disco de estréia, gravado no estúdio El Rocha, em São Paulo durante várias sessões ao longo do ano de 2003, chegou às lojas na metade de dezembro de 2003, com 20 faixas, pelas mãos da Radiola Records e a distribuição da Tratore. Além disso, a gravadora suiça Leech se encarrega de lançar o album na Europa no iníco de 2004. |