O resultado da união entre o canadense Chris Murray e os brasileiros do Firebug poderá ser conferido no Estúdio Showlivre Ao Vivo desta terça-feira, 29, às 14h. Chris Murray esteve nos anos 90 a serviço do King Aparattus, maior nome da história do ska canadense. Certa vez, nas suas investidas mais ao sul do continente, o guitarrista passou por Venice Beach, na ensolarada Califórnia, gostou do clima e ficou por lá. A nova morada coincidiu com a explosão da terceira onda do ska, na metade dos anos 90. Foi nessa época que, com violão em punho e um simples gravador, ele surpreendeu a todos. Bateu às portas da Moon Records, em Nova York, e entregou o disco "The 4-track adventures of Venice Shoreline Chris", o primeiro álbum "acústico" do ska mundial.
Aqui no Brasil, a Radiola Records editou em 2006 "So Many Roads", compilação de dezesseis faixas com o melhor dos seus quatro álbuns. O disco inclui apenas uma música gravada ao lado de uma banda completa. Todas as demais contam com Murray no violão, baixo, bateria e órgão. O guitarrista canadense estreou em palcos brasileiros em janeiro de 2006. Na ocasião encantou São Paulo e Rio de Janeiro com sua energia, bem registrada no DVD "Sons de Uma Noite de Verão", lançado no ano seguinte.
Já o grupo paulista Firebug passeia por praticamente todos os ritmos da Jamaica. Mostra o groove hipnótico do ska, a melodia do rocksteady, a malemolência do reggae e a lisergia do dub. E exibe toques discretos de estilos musicais distantes, como a surf e a country music. Formado por um produtor norte-americano e uma dupla de brasileiros, o Firebug tem como base o baixista e multi-instrumentista Victor Rice, o baterista Rodrigo Cerqueira (ex-Skuba) e o guitarrista/vocalista Felipe Machado. Rice, por sinal, toca baixo no já clássico disco "Dub side of the moon", do Easy Stars All Stars, que recodificaram o lendário álbum do Pink Floyd em versão reggae.
O disco mais recente do Firebug, "On The Move", chega às lojas pelas mãos do selo Deckdisc. Nessa viagem jamaicana do Firebug pelo túnel do tempo, é impossível não chamar a atenção para os timbres de Hammond B-3, e diversas participações especiais como B Negão, Agent Jay, da banda americana The Slackers e Buford O’Sullivan, líder dos Scofflaws, outra banda respeitadíssima no ska americano.
MAIS INFORMAÇÕES Site Oficial: www.showlivre.com/aovivo
MULTIMÍDIA Clique aqui e veja Chris Murray ao vivo com "Rocksteady".
Clique aqui e veja Firebug com o clipe "The Quest".
Fonte: Rodrigo Carneiro
|
|