fiogf49gjkf0d fiogf49gjkf0d Quando se fala de ska nos Estados Unidos, é impossível não olhar primeiro para Nova York. Foi na Big Apple que surgiram os Toasters; foi lá onde se estabeleceu a Moon Ska Records, selo que foi o grande responsável pela terceira onda do ska. E são de lá os Slackers, apontados como a melhor banda de ska da atualidade em Nova York pelas conceituadas revistas Beat Magazine e African Beat. Na ativa desde 1991, Slackers têm um som inovador mas que, ao mesmo tempo, bebe direto nas raízes jamaicanas.
Foram influenciados – e, às vezes, diretamente ensinados – por nomes como os Skatalites e os Upsetters (a banda original de apoio dos Wailers), ao mesmo tempo em que adicionavam à mistura blues, soul music dos anos 60, rock e rhythm´n blues. É como se os Rolling Stones ou os Yardbirds tivessem se criado tanto com Bob Marley quanto com Muddy Waters.
Ao todo, são 10 álbuns lançados - além de EPs, coletâneas e participações em discos de outros artistas - desde 1996, ano de lançamento de “Better late than never”. Ao longo desses anos, foram 11 turnês pelos EUA e 9 pela Europa, participando de festivais de renome – como a Warped Tour em 1998 e o Montreal Jazz Festival de 2000 - e dividindo palco com gente como Jimmy Cliff, Rancid, Hepcat, Joe Strummer, Pennywise e Toots & The Maytals.
A banda faz uma média de 150 shows ao ano, invariavelmente com casa cheia. Com toda essa trajetória, receberam grandes elogios em publicações como a Pulse Magazine, Kerrang!, BBC, All Music.com, The Village Voice e o LA Weekly. Em 2001, chegaram a estar em oitavo lugar no ranking de venda de CDs da Amazon.com.
Em 2003, lançaram “Close My Eyes”, um sombrio lamento e homenagem à NY pós-11 de setembro. Em 2004, divulgando este trabalho, participaram com diversos outros artistas da Deconstruction Tour pela Europa, em que, segundo a BBC e a Kerrang!, “roubaram a cena”. Coincidindo com a turnê, lançaram um EP anti-guerra do Iraque, chamado “International War Criminal”, onde defendiam abertamente que “as armas de destruição em massa são gasolina e petróleo”. Só em 2005 os Slackers passaram por 20 estados americanos e 11 países europeus, além de Canadá, Japão e Venezuela.
Depois de um ano tão movimentado, chegam ao Brasil neste início de 2006 se preparando para lançar mais um álbum de músicas inéditas. “Peculiar” está previsto para chegar às lojas americanas em fevereiro, pela Epitaph Records. |