fiogf49gjkf0d fiogf49gjkf0d Iba nasceu na ilha de St. Croix e foi batizado como Charles “Chucky” Encarnacion. Filho de um músico, Iba conheceu a música muito cedo e se foi se envolvendo nas mais dinâmicas formas, desde bandas de Escola, como DJ, e finalmente como cantor de Reggae Roots. O cantor foi inspirado por figuras lendárias como Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer, Steel Pulse, e outros conscientes artistas que despertaram nele uma paixão pelo conhecimento e um grande interesse pelos ensinamentos do Rastafarianismo.
Como um Jovem Rasta, Iba cantava em festas familiares, clubes e qualquer evento em que podia segurar o microfone. Ele estudou com alguns dos melhores cantores de St. Croix e hoje é aplaudido pelo estilo original de cantar que criou. Ao passar do tempo, Iba se tornou cantor da banda “Front Line Reggae Band”, onde rapidamente ganhou o título de um dos melhores cantores da ilha.
Em 1995, O Furacão Marilyn devastou as Ilhas Virgens, criando grandes dificuldades financeiras para todos, inclusive Iba que teve que deixar a música em segundo plano e sair da “Front Line Reggae Band”. Logo após esse acontecimento, ele decidiu se mudar para Connecticut. Após se adaptar aos rigores da vida urbana, Iba entrou para a “Survivor’s Band”, onde permaneceu cantando por 3 anos. 1 ano depois ele conheceu os seus compatriotas das Ilhas Virgens – a banda Bambu Station.
Em 2001, Iba gravou diversas músicas com a Bambu Station, tendo inclusive uma faixa selecionada para abrir a premiada mundialmente compilação “Talkin Roots I”. Hoje, a música de Iba é bastante conhecida por todo o Caribe e Estados Unidos. Todo esse sucesso levou o artista a assinar com a Mt. Nebo Records, onde lançou o seu primeiro álbum em Julho de 2003, chamado “Jah Lion (Children of the Nile)”. Considerado uma das obras primas do Reggae Roots Moderno, “Jah Lion” conquistou fãs e admiradores por todo o mundo. |