fiogf49gjkf0d fiogf49gjkf0d A combinação dinâmica do membro fundador Albert Griffiths, os vocais de ligação e as harmonias de, Clinton Fearon, e do cantor, Dallimore Sutherland, fez do Gladiators uma das bandas mais importantes da cena Reggae. Nas três décadas passadas, o grupo continuou a estender a tradição do ReggaeRoots. Albert Griffiths, desde criança, ficava fascinado ao ouvir as músicas de igreja e aprendeu seus primeiros acordes na guitarra com um tio. Ele agregou mais conhecimento ao instrumento ao se enturmar com os guitarristas locais. Eles davam pequenas aulas ao pequeno Albert, que, em troca, carregava os instrumentos de seus “professores” a todos lugares onde se apresentavam.
Vindo a Kingston , em 1960, para arranjar trabalho, todas suas investidas foram mal sucedidas. O negócio era realmente a música, mesmo desanimado pelos "nãos" das gravadoras locais. A virada de mesa veio mesmo quando ele finalmente conseguiu um emprego. Não pelo trabalho em si, mas sim por que lá ele encontraria, Leonard Dillon, que deu forma mais tarde ao Ethiopians. Convencendo seu empregador a financiar uma sessão da gravação, Griffiths manda o single, "You Are The Girl". Lançado em 1966 com o nome, Al & The Ethiopians.
Com batidas marcantes e muita qualidade no som, o sucesso alastrou-se ainda mais com o maior hit do Ethiopians, "Train to Skaville". Em 1967, Griffiths recrutou David Webber e Errol Grandison que mais tarde deu origem ao The Gladiators. Seu primeiro single como um grupo, " The Train Is Coming Back", foi um hit modesto, mesmo com o grupo gravando para o duque Reid e Lloyd Dale. Eles realmente surpreenderam em 1968 com o Coxsone Dodd - produzindo, "Hello Carol".
Continuaram a gravar para Dodd nos anos 70, além a gravar diversos singles para Lee Perry e para o Randy’s Studio 17. Entre 1974 e 1976, o grupo começou uma associação longa com, Tony Robinson, que liberou seus álbuns no selo, Groovemaster, da Jamaica e no selo, Virgin do Reino Unido. No começo dos anos 80, o Gladiators entra pro selo, Nighthawk para gravar três álbuns: "Symbol Of Reality", "Serious Thing" e "Full Time", e um álbum, "Dread Prophesy", gravado com a colaboração de Leonard Dillon.
O grupo gravou cinco álbuns no final dos anos 80 e no começo dos 90 para o selo, Heartbeat. O Gladiators experimentou mudanças de seu cast em 1969 e em 1973. Webber foi substituído por Clinton Fearon em 1969 e Grandison por Dallimore Sutherland em 1973. No meio dos anos 80, o Gladiators excursionou com Yabby You e o Ethiopians.
Com problemas de saúde, Albert teve que se afastar dos Gladiators dando lugar ao seu filho, Al Griffiths. Al já fazia algumas participações enquanto o pai ainda estava na ativa, quase que dando a entender que seus dias de líder de uma das bandas mais importantes da história do reggae estava chegando ao fim. Felizmente a entrada de Al Griffiths nos vocais foi uma agradável surpresa, pois além da semelhança física, sua voz também é absurdamente parecida com a do seu pai, dando ainda mais magia às apresentações. |