02/08/2023
CEDELLA! Como a filha de Bob Marley salvou o futebol feminino da Jamaica!
 
  (15235 visualizações)

Essa é apenas a segunda edição de Copa do Mundo que a seleção feminina da Jamaica encara. O time viveu por anos uma história dramática, chegando até a não figurar no ranking da Fifa por falta de atividade. Mesmo assim, em tão pouco tempo, conseguiu um grande feito empatando com a seleção brasileira, fazendo nossas meninas voltarem para casa ainda na fase de grupos.

Entre 2010 e 2014, o país sequer tinha uma seleção de futebol feminino. Mas hoje, se você pode assistir a Jamaica na Copa do Mundo, precisa saber que uma mulher está por trás disso: Cedella Marley, filha de nada mais nada menos que Bob Marley.


(Cedella com a seleção feminina da Jamaica)


Hoje aos 55 anos, Cedella é muito conhecida na moda e na música, mas o que pouca gente sabe é que ela é a responsável por salvar o futebol feminino na Jamaica. Sua "estreia" no mundo esportivo, no entanto, aconteceu quando ela desenhou pela primeira vez o uniforne usado por seu compatriota Usain Bolt nas Olimpíadas de 2012, de Londres.

O AMOR DE MARLEY PELO FUTEBOL




(Marley e uma de suas paixões: o futebol)


Dois anos depois, Cedella faria história mais uma vez. Dessa vez no futebol. O amor pelo futebol sempre esteve em sua vida, já que Bob Marley era apaixonado pelo esporte. Como o rei do reggae dizia: "futebol é parte de mim. Quando eu jogo, o mundo acorda ao meu redor". Assim, não teve outro jeito: passou o sentimento para os filhos.

O futebol feminino havia surgido na Jamaica em 1991, quando as "Reggae Girlz", como são chamadas, fizeram seu primeiro amistoso internacional — uma derrota de 1 a 0 para o Haiti. Mas, em 2008, a Federação de Futebol da Jamaica encerrou as atividades do elenco feminino por falta de patrocínio e de dinheiro.

Na época da desativação, a Jamaica ocupava o posto 128 no ranking da Fifa. A própria Cedella Marley não sabia que existia um time feminino no seu país. Até que em 2014 seu filho mais novo, Skip, chegou em casa com um panfleto escrito "Apoie as Reggae Girlz". O panfleto era do técnico de futebol de Skip e pedia aos pais que pensassem em doar dinheiro para reviver o futebol feminino da Jamaica.

Curiosa, Cedella decidiu ir atrás para saber mais sobre o assunto. Ela procurou a federação jamaicana e perguntou o que eles precisavam para reativar o elenco feminino.



Era realmente injusto que as meninas estavam sendo tratadas desse jeito apenas porque algumas pessoas acreditam que o futebol é um jogo só de homens" - Cedella, em entrevista ao Washington Post.

As necessidades do time feminino da Jamaica, então, iam de viagens e alimentação a alojamento e campos de treinamento. Para arrecadar o dinheiro inicial, Cedella usou seu talento na música e reuniu seus irmãos, Damien e Steve, para gravar a música "Strike Hard". Ela também colocou a Fundação Bob Marley como patrocinadora master do time.

Cedella também criou a iniciativa "Football is Freedom" ("Futebol é Liberdade", em tradução livre), para apoiar o desenvolvimento e a expansão do futebol feminino em todos os níveis. O que nasceu para ser um projeto, se tornou um movimento de valorização do futebol feminino no país. Era a volta do futebol feminino na Jamaica.


(Allyson Swaby vibra com o gol diante do Panamá)


O primeiro país caribenho a jogar a Copa


Poucos anos depois, em 2019, a Jamaica se tornava o primeiro país caribenho a jogar uma Copa do Mundo Feminina. O primeiro jogo foi contra o Brasil. Uma derrota de 3x0. No segundo, uma goleada para a Itália.

No terceiro, mais uma goleada, dessa vez para a Austrália, mas as "Reggae Girlz" marcaram naquela partida o primeiro gol de uma seleção caribenha na história da Copa do Mundo feminina.

Com a continuação da valorização do futebol, a Jamaica se classificou para mais uma Copa, a deste ano. Dessa vez, decidiram fazer mais história. De novo no mesmo grupo do Brasil. O primeiro jogo foi contra a França e a Jamaica conseguiu manter o empate sem gols. No segundo jogo, a primeira vitória da história jamaicana na Copa: 1x0 contra o Panamá.

Cedella comemorou os dois jogos. Atualmente a seleção jamaicana ocupa a 43ª posição no ranking da Fifa.

Parabéns Reggae Girlz. Mais uma vez desafiando as probabilidades e fazendo história ao segurar um time de ponta no empate. O mundo inteiro está torcendo por vocês. O primeiro ponto da Jamaica na Copa do Mundo Feminina da Fifa" - escreveu depois do primeiro jogo.

VAQUINHA PARA JOGAR A COPA


Mesmo com a ajuda de Cedella, até mesmo para ir para esta edição da Copa do Mundo, o time da Jamaica ainda carecia de mais apoio. As jogadoras precisaram pagar suas próprias malas e infelizmente não para por aí: antes do Mundial a mãe da meio-campista Havana Solaun abriu uma vaquinha online para custear a viagem do time.

Até agora US$ 52 mil foram arrecadados. A meta é de US$ 100 mil. Ainda é possível realizar doações pelo link abaixo:


Fonte: Caê Vasconcelos - Colaboração para Ecoa/SP

Bob Marley

Clique e saiba tudo sobre Bob Marley aqui no Surforeggae. Discografia, notícias, música e muito mais.





'Bob Marley'


Finalmente! One Love, filme que retrata a vida de Bob Marley, chega aos cinemas em 2024! Veja o trailer!


O adeus a Georgie, icônico amigo de Bob Marley lembrado em ’No Woman no Cry’!


Neto de Bob Marley, Jo Mersa lança novo EP Eternal pelo selo Ghetto Youths International!


Popular time de futebol europeu, Ajax lançará uniforme em homenagem a Bob Marley! Veja!


BOBBY RAMONE! Junção inusitada de Bob Marley e Ramones agita dois mundos! Ouça!


Perdemos o remanescente do trio formado com Bob Marley e Peter Tosh: o triste adeus a Bunny Wailer!


Produzida por Toots, Ringo Starr e Ziggy Marley estão juntos em versão de clássico de Bob Marley!


O dia em que Bob Marley bateu bola no campo de Chico Buarque!


Minha Vida com Bob Marley! Lançamento de livro escrito por Rita celebra os 75 anos do astro!


Videoclipe inédito de “Redemption Song” é lançado em homenagem ao aniversário de Bob Marley! Confira!






 
Break the Soil
Bambu Station
Rockpalast Live

Koffee
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO