22/07/2020 Reggae sofre duas perdas na mesma semana! O adeus a Jawara Tosh e Dobby Dobson!
(7146 visualizações)
O Reggae Mundial sofreu duas grandes perdas essa semana. A primeira delas foi Jawara McIntosh, conhecido no meio artístico como Tosh 1, filho mais novo do fundador do The Wailers com Bob Marley e Bunny Wailer, Peter Tosh.
TOSH1
(Performance ao vivo de Tosh1)
Jawara foi preso em 2017 nos EUA sem nenhum antecedente criminal, e o que duraria 6 meses de detenção por posse de marijuana custou sua vida. Após agressões de um companheiro de cela, Jawara entrou em coma, permanecendo hospitalizado por mais de um ano.
Apesar de ter saído do coma, os danos cerebrais foram grandes e ele sobreviveu por cerca de 3 anos sem conseguir falar nem se mover, até sua morte aos 40 anos de idade no último dia 17 de julho.
DOBBY DOBSON
A outra lamentável perda para o Reggae da semana foi de um veterano - Dobby Dobson, que sofria de Alzheimer e contraiu o vírus do COVID, falecendo no dia 21 de julho aos 78 anos nos EUA.
(Dobby Dobson ao vivo com "Loving Pauper")
Dobby gravou ainda no fim da década de 60 para alguns dos maiores produtores musicais da época como Coxsone Dodd (Studio One), Duke Reid e Sonia Pottinger (conhecida como Miss Pottinger).
Seu grande sucesso foi a música “Loving Pauper”, regravada por outros ícones como Gregory Isaacs e Freddie McGregor. Dobby trabalhou também como produtor de artistas como The Meditations e Barrington Levy.
No ano de 2011 ele recebeu um dos prêmios mais importantes da Jamaica - a “Ordem da Distinção” por sua contribuição com o Reggae e Cultura da Ilha.