06/03/2017 O adeus a mais um distinto nome do reggae jamaicano, o veterano Edi Fitzroy! Saiba mais.
(19314 visualizações)
Nos deixou no último dia 4 de março aos 61 anos o cantor jamaicano Edi Fitzroy. Fitzroy Edwards nasceu no dia 17 de novembro de 1955 em Clarendon, Jamaica e despertou seu interesse pela música desde jovem através do seu pai, Vasco Edwards que comandava um sound system.
As primeiras gravações de Edi Fitzroy chamaram a atenção do lendário produtor e radialista jamaicano Mikey Dread que lançou o primeiro single do artista, intitulado “Miss Molly Colly”, uma das dez músicas mais tocadas na ilha em 1978.
No mesmo ano Edi fez turnê pela Europa e Reino Unido ao lado de Mikey, abrindo os shows da lendária banda de rock “The Clash”.
(Ouça "Work On, Mr. Farmer" feat. Roots Radics)
Os principais álbuns de Edi Fitzroy foram gravados com a incrível banda Roots Radics, tais como “Youthman Penitentiary” e “Check For You Once”. O artista desde a década de 80 era considerado um dos mais conscientes e já falava inclusive sobre igualdade para as mulheres naquela época.
Sua música “Princess Black” de 1984 exalta a mulher negra e foi uma homenagem à sua mãe.
Através do Facebook, o baixista Errol “Flabba” Holt (Roots Radics) prestou uma homenagem e citou Edi Fitzroy como um inovador e vocalista de estilo único.
Edi faleceu no May Pen Hospital em Clarendon, onde vinha sendo internado frequentemente nos últimos três meses.