Ser conhecido por muitas pessoas em sua região é fator dos mais importantes para se eleger deputado federal. Alguns dos eleitos são lideranças sindicais, outros fenômenos de mídia, há até apresentadores de televisão. O deputado federal Pinto da Itamaraty (PSDB-MA), é dono de uma das maiores empresas de som de São Luiz do Maranhão, a radiola Itamaraty.
A cidade de São Luiz é conhecida como a capital do reggae no Brasil. A empresa do deputado, uma das principais no Estado, promove 7 a 8 festas ao som do ritmo por fim de semana, o que o levou a ser conhecido de boa parte da população de baixa renda - público principal das festas. O som tocado nos eventos é prioritariamente o reggae de raiz jamaicano da década de 70, que não é mais produzido em lugar nenhum, nem mesmo na Jamaica, país que desenvolveu o ritmo.
A competição entre as 80 radiolas da região de São Luiz é acirrada para ver quem tem mais músicas antigas raras. Muitos donos de empresas, como o deputado, chegam a viajar até a Jamaica ou a Londres para buscar preciosidades. De posse das chamadas "pedras raras", fazem de tudo para preservar a exclusividade de suas canções. Escondem os vinis e colocam vinhetas em cima de todas as músicas para impedir que o concorrente use a mesma gravação em outra festa.
O deputado diz que coloca vinhetas para que não possam "roubar" as músicas duramente garimpadas por ele. Ele afirma que uma de suas plataformas para legislatura na Câmara será promover a cultura maranhense.
Fonte: Terra News
|
|