Mantendo a tradição, a Equipe Surforeggae representada por Rafael Costa, esteve presente em mais um momento ímpar. É com prazer que aqui descrevo momentos vividos na última quinta-feira dia 8 de Janeiro de 2004. Conseguimos ir bem longe. Registramos desde a chegada do Pato Banton ao Aeroporto Internacional de Salvador (video), até o ensaio que foi realizado num estúdio da cidade, tendo como banda de apoio uma verdadeira reunião de músicos altamente profissionais e selecionados, como integrantes da Excepcional banda Red Meditations. Mas não parou por aí. Ainda foi possível registrar uma ENTREVISTA EXCLUSIVA do Pato Banton ao Surforeggae, falando de assuntos bastante interessantes com os quais ele demonstrou muita sabedoria e segurança. Abaixo segue a entrevista cedida pelo Pato Banton, após o Ensaio que durou aproximadamente quatro horas.
A ENTREVISTA Rafael: Pato, como você se sente no Brasil ? Como você vê as vibrações do povo Brasileiro? Pato Banton: Eu amo o Brasil. Acho o Brasil um dos melhores lugares do mundo, e a vibrações das pessoas daqui são muito boas, as pessoas são calorosas. Muito boas expressões, muito quentes.
Rafael: Nós sabemos que você já esteve no Brasil diversas vezes. Há no Brasil alguma cidade que lembre o seu país? Pato Banton: Alguma cidade no Brasil que me lembre a Inglaterra ? Talvez Curitiba, e também algumas partes de São Paulo. Mas acho que a que me lembra mais é Curitiba, pois a temperatura no inverno assim como a Inglaterra é bastante baixa. Faz muito frio.
Rafael: Você poderia nos falar algo sobre a imagem do Reggae Brasileiro no exterior ? Você conhece Bandas Brasileiras?Quais? Pato Banton: Sim, conheço a Tribo de Jah, Cidade Negra, Natiruts, Dread Lion, e outras. A impressão fora do Brasil, é que aqui há boa música, boa produção, boas raízes. Há muitas bandas excelentes de Reggae Raiz aqui. Eu acho que a mais famosa talvez seja Cidade Negra. Muitas pessoas escutam o Reggae Brasileiro. Há muita música de qualidade aqui.
Rafael: Você poderia definir que estilo de Reggae você faz hoje? Pato Banton: Eu acho que agora, no meu álbum mais recente, “Life Is a Miracle”, fiz uma mistura talvez de Hip-Hop, com Reggae Roots e um pouco de Ragga. Mas a partir de agora, eu estou caminhando de volta ao Reggae Roots. Meu próximo álbum será muito Roots.
Rafael: Nós gostamos muito disso por aqui. Pato Banton: Risos
Rafael: O que você pensa a respeito da Legalização da “Marijuana”? Pato Banton: Eu acho que marijuana é uma erva, um recurso natural do nosso planeta. E tem muitos usos possíveis: Para combustíveis, papel, na medicina, comida, é um recurso muito bom. E é muito fácil de crescer num país quente como o Brasil, então acho que ela deveria ser legal para todos, para que todos pudessem aprender sobre essa planta. Eu acho que algumas vezes o Governo acha que a “marijuana” serve apenas para “fumar e meditar”. Sim, marijuana serve para “fumar e meditar”, mas além disso ela tem muitos outros recursos, e é por isso que eu acho que a “marijuana” deveria ser legalizada.
Rafael: Quando você gravou seu primeiro sucesso ? Nos conte um pouco sobre como foi o seu começo. Pato Banton: Meu começo foi com o meu pai, ele era DJ. Ele tinha uma Sound System(mais conhecida como Radiola no Brasil), eu tinha apenas 8 anos e o ajudava a carregar discos, caixas de som, então fui crescendo e começando a ser DJ e pegar o microfone, cantar, enfim encarar a música de uma forma mais séria. Aí então comecei a fazer diversas festas, e as pessoas falavam: Pato, pegue o microfone... E quando eu pegava o microfone e cantava todos vibravam muito. A partir disso, várias pessoas vieram a mim e me disseram que o meu futuro estava na música, que eu deveria pensar muito seriamente nela. Eu nunca encarei a música como um negócio, eu amo a música e apenas penso em crescer e crescer, e continuar gravando as músicas que tanto gosto.
Rafael: Você gosta da fusão que os artistas da nova geração estão fazendo? Pato Banton: Sim, eu gosto. Há muitos estilos diferentes na música, e eu acho que a música deve sempre mudar sim, pois cada geração é diferente... diferentes vibrações, diferentes melodias. Então, a música para a próxima geração será diferente. Acho que a música de agora é boa para essa geração.
Rafael: Nós sabemos que você tem um projeto em Birmingham que consiste em dar oportunidade a crianças que querem se envolver com música. Estamos prestes a ter alguma revelação do Reggae que você está monitorando e ensinando? Pato Banton: Sim. Na Inglaterra, eu trabalho com Educação numa grande Escola de Música, e tenho meus próprios Estúdios, dois estúdios, então eu trabalho com muita gente nova. Nós temos muitos bons.... temos um novo cara chamado “Glamah”.... “Glamah Wayne”, é um artista excelente, e temos também uma garota, “Iasmine Aleksandra”, muito boa cantora de roots... jazz – reggae, boa combinação... e muito mais, muito mais, no futuro a promessa é de artistas muito bons. Risos...
Rafael: Você segue alguma Religião? Qual? Pato Banton: Eu não sigo nenhuma Instituição Religiosa. Eu acredito em Jesus Cristo, e eu sigo Cristo, você sabe ? Mas não sigo o Cristianismo, pois há muito da Filosofia Humana, então eu sigo Cristo, e as suas palavras, essa é a minha vida.
Rafael: Por favor, mande uma mensagem para os seus fãs no Brasil e em todo o mundo. Pato Banton: Minha mensagem para as pessoas é que para mim, nós somos todos uma família, e Deus é o nosso criador, o mundo tem muitos problemas, então agora precisamos ficar mais perto de Deus, o quanto mais próximos estivermos dele, mais amaremos as pessoas, e isso pra mim é o mais importante. Um deus, uma população.
Rafael: Muito obrigado pela entrevista, esperamos que tenha uma ótima estadia no Brasil, e que você volte muitas e muitas vezes, certo? Pato Banton: Sempre ! Máximo Respeito, felicidades.
Agradecimentos: Pato Banton, Geraldo Carvalho, Red Meditation, Milan.
IMAGENS DO EVENTO Clique aqui para ver as fotos da entrevista.
Fonte: Equipe Surforeggae
'Pato Banton'
SÃO PAULO! Kaya na Gandaia lança single com participação de Lei di Dai e Pato Banton! Ouça!
TACANDO FOGO! Banda Semente Reggada grava novo single com o ícone Pato Banton! Ouça!
Junior Dread foi conferir de perto a apresentação do ícone Pato Banton no Cine Joia!
|