Um artista muito respeitado e de qualidades criativas musicais indiscutíveis: Clinton Fearon, ex-membro do grupo The Gladiators e atualmente em uma carreira solo de muito sucesso, foi entrevistado pelo Surforeggae e falou um pouco do seu passado, presente e futuro. Confira como foi essa conversa na entrevista exclusiva.
A ENTREVISTA Rafael: Saudações, Clinton! Como uma das lendas da Jamaica, e um dos músicos de reggae mais experientes de todos os tempos, o que você pensa do movimento reggae atualmente ? Clinton: Eu acho que o reggae perdeu um pouco das suas raízes, mas realmente espero que ele as pegue de volta novamente em algum momento lá na frente.
Rafael: Nos fale um pouco do seu início na música e a evolução que você vê no Clinton Fearon nos seus primeiros dias em comparação a quem você é hoje. Clinton: Eu aprendi bastante e continuo aprendendo. No início, como você já demonstrou saber, eu passei 18 anos com o grupo The Gladiators, e fiz muitas gravações para outros artistas e produtores e agora estou produzindo para mim mesmo. Hoje, eu estou muito feliz por ser capaz de escrever, gravar e produzir minha própria música, do jeito que eu sempre quis. No passado eu me sentia como se estivesse preso, pois eu tinha sempre que tocar contra-baixo durante todo o tempo e não me dava a oportunidade de fazer a minha própria música, mas agora eu posso realmente explorar a minha criatividade.
Rafael: Você se importa quando as pessoas te chamam de “Ex-Gladiators” ? Nos fale um pouco a respeito da decisão de deixar o grupo e investir em uma carreira solo. A sua família te deu apoio nesse sentido ? Fale um pouco sobre as dificuldades que você teve e tudo mais relacionado a isso. Clinton: Eu não me importo quando as pessoas me chamem de “Ex-Gladiators” desde que elas me reconheçam pelo que eu faço agora. Apesar de ter sido muito duro, eu respeito muito o meu passado, pois foi nele que eu aprendi muita coisa. Em outras palavras, meu passado me ajudou a ser quem eu sou hoje e a estar onde eu estou agora. A respeito da minha decisão de deixar o Gladiators, eu acho que já deu pra sentir na pergunta anterior o motivo. Eu deixei o grupo pois realmente me sentia bastante limitado. E sim, a minha família me deu todo o apoio nessa difícil decisão.
Rafael: Você já esteve no Brasil anteriormente. Você tem alguma lembrança especial do nosso país ? Clinton: Uma coisa que eu lembro e não dá para esquecer é o calor e bondade de todos os brasileiros que eu conheci.
Rafael: Você conhece a música Brasileira ? O que você pensa a respeito ? Tem algum grupo ou cantor que você aprecia ? Clinton: Eu não conheço muito a música Brasileira – no entanto a dança eu acho bastante energética, viva e que traz um sentimento engraçado e amável. O pouco que eu conheço da música Brasileira me leva a pensar do mesmo jeito: ela tem o mesmo tipo de energia que vemos na dança – positiva!
Rafael: Você tem projetos de gravar com outros artistas ? Como por exemplo uma música com o seu antigo grupo ou qualquer outro cantor ou banda ? Clinton: Não. Não cheguei a pensar nisso realmente.
Rafael: O que você acha da nova geração de artistas de Reggae ? E o que você pensa da invasão do ragga e dancehall ? Clinton: Falando sobre a nova geração, há alguns bons e outros ruins, como em qualquer estilo musical. Sobre o ragga e o dancehall eu simplesmente não escuto com entusiasmo e prefiro não fazer um julgamento. Eu estou sempre ocupado criando a minha própria música.
Rafael: Você acha que o Reggae é uma música discriminada pela mídia ? Por que ? Clinton: Eu realmente sinto que sim, em alguns casos. Mas eu não culpo a mídia 100% por isso. Eu continuo achando que nós como artistas de reggae e músicos somos parcialmente responsáveis.
Rafael: Nos fale um pouco sobre os seus planos para o futuro. O que você está preparando para os seus fãs ? Clinton: Eu estou trabalhando num álbum DUB, e estou muito feliz com ele. Possivelmente ele deverá estar saindo no fim desse ano, ou no início do próximo. Como futuro imediato, eu estou muito ansioso para tocar no Brasil novamente.
Rafael: Clinton, muito obrigado pela oportunidade. Eu espero que você tenha gostado das perguntas. Mande uma mensagem para os visitantes do Surforeggae e para os seus fãs. Clinton: A minha mensagem é simples: o que você for fazer na vida, seja o que for, tente sempre encontrar tempo para fazer o que você ama! Aos meus fãs, compareçam ao meu show (risos). Muita paz para todos...
MULTIMÍDIA Clique aqui e veja Clinton Fearon ao vivo com "Chatty Chatty Mouth".
Fonte: Rafael Surforeggae
'Clinton Fearon'
Vibrações lança novo single em parceria com lendário Clinton Fearon e Lucas Kastrup, do Ponto!
FIX IT! Novo single de Clinton Fearon cobra posicionamento de líderes mundiais frente à pandemia!
Clinton Fearon celebra 50 anos de carreira com EP e uma ideia inédita no Reggae! Saiba mais agora!
Imperdível! The Congos e Clinton Fearon fazem tarde de autógrafos em São Paulo! Confira!
THIS MORNING! Clinton Fearon lança novo álbum em setembro! Confira no Surforeggae!
O "ex-Gladiator" Clinton Fearon lança novo álbum com música em homenagem ao Brasil! Saiba mais!
Exclusividade Surforeggae: Saiba tudo o que rolou na passagem do grande Clinton Fearon por Salvador!
Confira aqui no Surforeggae as novas datas confirmadas de Clinton Fearon no Brasil!
Clinton Fearon faz apresentações no Brasil pela segunda vez! Fique atento às datas confirmadas e não perca!
|