18/02/2021 O Reggae perde mais um dos seus pioneiros! O adeus ao gigante "Daddy" U-Roy!
(4935 visualizações)
Com a idade avançada, uma série de lendas do Reggae têm ido para Zion nos últimos anos. Nessa quinta-feira nos despedimos de mais um grande: U-Roy, responsável por tornar o estilo "toaster" conhecido mundialmente, e considerado como um dos pais do Rap e Hip-Hop.
O artista de 78 anos estava em tratamento no University Hospital of the West Indies (UHWI) na Jamaica e faleceu por conta de uma cirurgia que tentava interromper um sangramento nos rins. Ele também tratava de hipertensão e diabetes, mas que estavam sob controle.
U-Roy não foi o primeiro toaster (estilo em que se rimava sobre gravações originais de outras músicas) da Jamaica. No entanto, ganhou o apelido de "The Originator", por ter sido o pioneiro a gravar um álbum do estilo.
(U-Roy e o clássico "Natty Rebel")
Seu apelido que virou nome artístico por 60 anos de carreira foi dado por uma criança de sua família que não conseguia pronunciar corretamente o seu nome: Ewart Beckford. U-Roy nasceu em 1942 numa família musical e iniciou profissionalmente em 1961. Desde essa época ele se apresentou em diversos Sound Systems, causando um verdadeiro frenesi por onde passava. As versões DUB posteriormente criadas por outro lendário, King Tubby, fizeram U-Roy expandir seu estilo com rimas rápidas e melódicas.
Outra característica inconfundível de U-Roy eram os seus bordões. "Wake the town and tell the people" virou uma das expressões mais conhecidas da Jamaica. O lendário jamaicano era conhecido por sua humildade e por estar sempre impecável com seus figurinos dos shows.
Em 2005 o álbum "True Love" de Toots & The Maytals ganhou o Grammy e teve a participação de U-Roy. Ele também recebeu a "Order of Distinction", uma das honrarias mais importantes da Jamaica que homenageia seus cidadãos mais notáveis.
A contribuição de U-Roy é incomensurável e sua música irá viver para sempre. Descanse em paz, "Daddy" U-Roy.