16/12/2020 O Adeus a mais uma lenda do Reggae: morre Albert Griffiths, um dos fundadores do The Gladiators!
(17312 visualizações)
Nos deixou entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, dia 16 de dezembro, o lendário Albert Griffiths, vocalista e um dos fundadores do grupo The Gladiators.
Juntamente com Clinton Fearon (vocal e baixo) e Gallimore Sutherland (guitarra base e vocal), Albert criou algumas das mais emblemáticas harmonias vocais do Reggae Jamaicano. O grupo ainda teve outros membros-fundadores - David Webber e Errol Grandison.
Os "Gladiadores" surgiram ainda na década de 60 e ganharam esse nome de um passageiro num ônibus na ocasião em que eles estavam indo ao estúdio gravar. Eles alcançaram uma série de hits como "Hearsay", "Jah Works", "Dreadlocks the Time is Now", "Mix Up", e até uma versão de "Soul Rebel" (The Wailers).
Clinton deixou o grupo na década de 80 e seguiu carreira solo, muito bem sucedida até hoje. Gallimore infelizmente faleceu em 2017.
(Emblemática sessão de estúdio com o The Gladiators)
Albert Griffiths seguiu como líder até 2004, quando foi diagnosticado com mal de Parkinson, doença degenerativa que o tirou completamente de ação, o impedindo de cantar, compor ou viajar em turnê. O grupo seguiu a partir de 2005 com seu filho Al Griffiths, comandando uma série de músicos lendários como Clinton Rufus (guitarra) e Vernon Sutherland (teclados).
(O vocalista Albert Griffiths)
Segundo relatos de pessoas próximas, Albert estava com a saúde muito debilitada há anos e infelizmente esse dia já era esperado em algum momento. Ele finalmente poderá descansar em paz.
Não se sabe se a causa da morte teve outros agravantes como o COVID, já que a Jamaica é um dos países que enfrenta grandes dificuldades para realização de testes. Albert completaria 75 anos de idade em janeiro.
O The Gladiators segue com Droop Lion (sobrinho de um dos fundadores, David Webber) nos vocais, Clinton Rufus (guitarra), Vernon Sutherland (teclados e melódica), Andrew Bassie (baixo) e Stanley "Barnabas" Bryan (bateria). O mais recente álbum "Back on Tracks" possui releituras de alguns dos maiores sucessos da banda.