Mikey Dread, um dos artistas jamaicanos que mais influenciou a música da Ilha viveu um drama nos últimos anos. Após ter sido diagnosticado com um tumor no cérebro, Dread, se submeteu a diversos tratamentos, e, segundo fontes bem próximas, mesmo sabendo da gravidade do seu problema, continuou o mesmo lutador de sempre, dizendo que só deixaria a terra quando estivesse pronto para tal.
Mikey se tornou um mito nos anos 70, onde à frente da Rádio JBC (Jamaica Broadcasting Corporation) fundou o programa "Dread At The Controls", além de ter influenciado artistas até do Rock como o Grupo Punk The Clash e ainda lançado diversos clássicos do Reggae. Discos como "World War III", "Dread At The Controls" e "Happy Family" foram aclamados por público e crítica no mundo inteiro.
A sua proximidade com o Movimento Punk, conquistada através da amizade com o Grupo Britânico The Clash fez com que sua música atingisse novos públicos, o que foi muito importante para o Reggae. Nos últimos anos ele sobreviveu em Miami, nos EUA, fazendo relançamentos de diversos álbuns do seu selo "Dread At The Controls".
Essa que era uma notícia para comunicar a gravidade do seu estado de saúde e mandarmos energias positivas para o mestre teve que ser alterada mesmo antes de ir ao ar, pois logo depois que terminou de ser escrita o artista veio a falecer. Mikey Dread nos deixou no último sábado, 15 de março de 2008 às 4 da tarde. O corpo se foi mas o seu legado e mensagem ficará para sempre.
IN MEMORIAM Confira esta e outras lendas que já nos deixaram, na seção especial "In Memoriam".
MULTIMÍDIA Clique aqui e veja pesada performance de Mikey Dread com "Natural Roots".
Fonte: Rafael Surforeggae
'Mikey Dread'
Riddim at the Controls! Confira o encontro que virou CD entre a banda argentina e o astro Mikey Dread!
|