Sound Systems e DJs do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, vão se reunir pra comemorar um Carnaval diferente. Ao invés dos tradicionais samba e marchinhas: reggae, dub e ragga. Ao invés de surdos, repiques, chocalhos e agogôs: pick-ups, discos de vinil, efeitos e frequências subgraves. A idéia de montar um Sound System em pleno carnaval carioca não é tão louca quanto parece. Assim como nos blocos de rua, os Sound Systems na Jamaica oferecem ao povo música, diversão e cultura. Na rua, de graça. A proposta do encontro - fato inédito dessa nova cena de reggae que surge no Brasil e que se diferencia completamente da consepção de música jamaicana do senso comum - é se tornar anual. Se o mundo de hoje é globalizado, porque apenas o Carnaval de Notthing Hill, em Londres, pode ser celebrado com música caribenha?
Mas que fique uma coisa bem clara: o Sound System Attack Carnaval 2006 é apenas uma proposta diferente. Ninguém precisa levar a idéia de maneira séria ao ponto de achar que estão querendo avacalhar com o carnaval do Rio e desmoralizar a cultura do país. Não é nada disso, pelo contrário. Os carnavais são diferentes mas não excludentes. E viva a democracia!
HISTÓRIA DAS SOUND SYSTEMS
Sound systems são grandes equipamentos de som que animavam as festas promovidas pelos donos dos mesmos. Na década de 1950, a maioria dos habitantes da capital Kingston não dispunha de aparelhos para ouvir discos e os lançamentos eram todos voltados para a classe dominante. As rádios mantinham o elitismo estabelecido e só tocavam em sua programação músicas consideradas apropriadas. Era um total preconceito por parte das classes mais abastadas em relação à cultura popular (qualquer semelhança com os primórdios do samba no Brasil não é mera coincidência).
Foi uma tentativa de brigar contra a ditadura da indústria fonográfica internacional. A fórmula: música marginal, caixas de som e amplificadores sobre um pequeno caminhão. Os pequenos "trios-elétricos" paravam em frente a praças, quadras, universidades, bares e tocavam músicas de quem não tinha espaço nas gravadoras. Os artistas alternativos agradeciam e o público também. Formou-se assim um sistema democrático de divulgação musical. Não é a toa que os Sound Systems na Jamaica eram conhecidos como a rádio do povo. O resultado dessa disputa não poderia ser melhor. A música jamaicana hoje em dia é a mais conhecida dentre todas as outras provenintes dos países menos favorecidos.
ATRAÇÕES Sensorial Sistema de Som Urcasônica Sound System DJ Chicodub Apavoramento Sound System Sound System Brazil Dubversão Sistema de Som (SP) DJ Leo Vidigal (BH) Confronto Sound System (DF)
DADOS DO EVENTO Data: 25 de fevereiro, sábado. Local: Praia de Ipanema, em frente ao coqueirão.
Data: 26 de fevereiro, domingo. Local: Lapa, colado ao Circo Voador.
Data: 27 de fevereiro, segunda. Local: Lapa, colado ao Circo Voador.
Data: 28 de fevereiro, terça. Local: Praia de ipanema, em frente ao coqueirão.
Horário: a partir das 14h.
Fonte: Equipe Surforeggae
|