Entre as bandas do festival estão: Denis Alcapone, The Pioneers, Cidade Negra, Mano Bantu, Pablo Moses, Eric Donaldson e Tribo de Jah. O mega festival, que acontece no Multicenter Sebrae dias 23 e 24 de julho a partir das 17h, em sua terceira versão, resgata a história do reggae mundial e traça um panorama do reggae nacional trazendo vinte e duas bandas.
Considerado o artista do século pela revista Time, Bob Marley continua sendo o maior ícone do reggae mundial. Num ano em que o reggae mostra a força de norte a sul do país, o Sistema Mirante traz para São Luís o grande encontro da história do Ritmo de Jah.
Vinte e duas bandas se dividem em dois dias de apresentação. No dia 23 , no palco denominado “Justin Hinds” (homenagem ao cantor jamaicano que esteve presente na primeira edição do festival em 2001, e que faleceu no mês de março passado), os cantores maranhenses Santa Cruz, Beto Pereira e Gerude abrem o festival. No mesmo palco, depois apresentam-se os também maranhenses Alê Muniz, Luciana Simões e Banda Legenda .
No palco “Bob Marley”, apresenta-se uma das maiores expressões do reggae das Antilhas e Caribe Amazonians logo após, a também maranhense Banda Mano Bantu e, depois, Tribo de Jah , a maior banda de Reggae do Brasil. Finalizando a noite os jamaicanos entram em cena Eric Donaldson, antigo freqüentador da ilha, e, depois The Pioneers e Brent Dowe literalmente os pioneiros do Reggae mundial. Encerrando a noite, contrastando com os pais do reggae, a mais nova banda maranhense: Djembê.
No dia 24, a abertura estará por conta dos paulistas: Reggae Style, Dagô Miranda e Nengo Vieira, seguidos da maior banda de pop-reggae nacional, Cidade Negra. Depois, é vez de Dennis Alcapone, considerado também precursor absoluto do “rap” visto que foi um dos primeiros músicos no mundo a acrescentar improvisos verbais (falado) em músicas. Na seqüência, Natiruts nome que está despontando no cenário do reggae nacional, pela primeira vez em São Luís.
O fechamento do evento é por conta da também nova banda maranhense The Light’s e Ricardo Luz e do cearense Andread Jó (ex-vocal do Donaleda), que trazem para os palcos do Multicenter Sebrae seus novos hits, antes, porém, apresenta-se para delírio da turma roots, Pablo Moses, jamaicano consagrado e controvertido artista que surgiu na Jamaica nos anos 70.
Grupos de dança como Garotinhos Beleza e G-Dam além das radiolas Itamaraty e Estrela do Som, abrilhantarão o evento nestas duas noites de “Legendários do Reggae” diversos hits dos anos 60, 70 e 80 facilmente serão reconhecidos pela platéia nesse fascinante encontro dos grandes mitos do reggae internacional. O evento aproveita para mostrar que a cena reggae no Brasil está muito forte e andando a todo o vapor. Um encontro inesquecível para os amantes do reggae e para os amantes e conhecedores da história da música internacional. Um evento que tem esgotado os ingressos pelos países em que passou e tem tudo para ser um sucesso em terras maranhenses.
Fonte: Central Reggae
|
|