16/02/2005
Violência continua sendo problema grave na Jamaica ! Confira matéria exclusiva sobre a situação social do país !
 
  (61639 visualizações)

A violência na Jamaica continua sendo um problema gravíssimo para a segurança das pessoas. Tanto os turistas quanto os habitantes locais estão preocupados com o fato que desencadeia tantos outros transtornos e pode fazer com que o país perca o seu atrativo turístico, que hoje é uma das principais fontes de renda no local.

Essa semana foi feita a maior apreensão de armas dos últimos anos, que serve para termos noção da gravidade do problema. Nada mais nada menos do que rifles de guerra, metralhadoras e lança-mísseis foram encontrados em meio a alimentos que vinham dos Estados Unidos. Operações surpresa como essa no porto de Kingston - Capital da Ilha têm trazido alguns frutos, porém diante da gravidade do problema, certamente mais esforços terão que ser feitos pelas autoridades.

Assim como tem acontecido em algumas cidades Brasileiras, a violência, o narcotráfico e a corrupção têm se agravado, e enquanto delegacias são explodidas e pessoas são assassinadas, políticos na Jamaica discutem sobre como aumentar os seus salários (assim como no Brasil).

A causa do problema pode ser facilmente diagnosticada nesse caso. Devido à altíssima desiguldade social existente, milhares de pessoas à beira da miséria são "seduzidas" pelo crime organizado, que hoje tem um verdadeiro exército, cujos soldados matam e causam desordem, assombrando a população.

O foco maior do problema está em áreas como Spanish Town, Kingston (Capital), Trenchtown e St. Andrew. O país que é um dos 5 mais violentos do mundo, tem registrado quedas nos índices de assassinatos, graças a importantes iniciativas tomadas pelo então Ministro da Segurança.

Falando em estatística, hoje são assassinadas um pouco menos de 1000 pessoas por ano na Ilha, dentre elas o número de crianças e adolescentes é assustadoramente grande. Somente na última semana 3 crianças foram assassinadas até então por motivos desconhecidos, e continuam sendo feitos inquéritos policiais na tentativa de punir os culpados.

No Brasil, a Campanha contra o Desarmamento, apesar de alguns problemas, tem sido bastante elogiada pela população e sem dúvida poderia ser uma boa idéia para a Jamaica tentar reduzir o número de armas, sejam elas legais ou ilegais e consequentemente os números que continuam assustadores quando o assunto é violência no país.

Nessa situação devemos torcer para que a situação no país melhore. Qualquer tipo de ajuda será muito bem aceita pela população, que além desse problema de ordem social, sofre também com catástrofes causadas pelas "revoltas" da natureza, como o Furacão Ivan assolando a Ilha que continua em reconstrução.

Assassinatos na Jamaica de 1998 à 2003:


2003: 971
2002: 1045
2000: 887
1999: 849
1998: 953

 Dados reais do Jornal Jamaica Observer


Fonte: Rafael Surforeggae - rafael@surforeggae.com.br








 
Edu Sattajah
Edu Sattajah
Live At Brixton Academy

Gregory Isaacs
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO