02/08/2020 Marauak: um brasileiro fazendo reggae nos EUA!
(4080 visualizações)
Diferentemente dos nossos textos informativos em terceira pessoa, dessa vez trazemos um relato de um brasileiro morando nos Estados Unidos, e fazendo Reggae num momento difícil em que todos estamos tendo que passar.
Estamos falando de Marauak, que foi vocalista da banda Semente da Paz. Ele se mudou para a Califórnia e através da sua arte conta um pouco das últimas vivências e uma bela história por trás do lançamento da sua nova música - “Coragem”. Confiram abaixo.
O RELATO
Apesar de eu ser grato às bênçãos de residir no sul da Califórnia, a verdade não dita é que não é tão fácil ver as estações passando pela janela, e estar morando longe do nosso país natal, longe de nossos pais, familiares e amigos de infância.
Algumas coisas me mantiveram como um migrante cantador nesse mundo de Deus. Uma delas é meu desejo de trazer para fora um aspecto diferente do que vemos em termos de música Brasileira no exterior, oferecendo uma faceta muito nossa do reggae/MPB com um dendê da Bahia por essas praias daqui, sem coqueiros mas com abundância de palmeiras e de sal do mar nas sobrancelhas.
(Clipe de "Coragem")
O INÍCIO DA PANDEMIA
Em Março de 2020 completei dois anos da gravação do meu primeiro disco solo aqui em San Diego. Já na reta final desse longo, saboroso e duro processo, a pandemia. Pessoas aflitas, isolamento social, disco parado e todos os shows cancelados.
No meio de tanta dúvida sobre absolutamente tudo, recebi uma ligação de Salvador dizendo que a minha Tia e querida madrinha, a quem devo muito sobre minha orientação espiritual e que mora sozinha na serra de Petrópolis, estava internada na UTI.
De repente cai a ficha sobre o que são as coisas mais importantes da vida. Em meio a um enorme sentimento de impotência e perguntando a Deus o que eu poderia fazer de tão longe, me ajoelhei ao chão e Orei pela saúde dela.
Acredito que quando temos uma arte na vida, um propósito específico que nos faz levantar todo dia, aquilo se transforma em nosso meio de comunicação, mas também em nossa forma de oração.
Querendo invocar a minha maior fé, dentro da minha procura de cura, fiz o que sei fazer, a minha forma de oração: Tocar e cantar. Peguei meu violão e a música/oração veio pronta do mundo celestial para o mundo físico. E eu, apenas um instrumento para condução desse salmo sagrado.
CORAGEM!
Gravei a música e mandei para a minha Tia. Continuei cantando por dias e dias, e percebi que ela veio para me curar também. Coragem... preciso, precisamos de coragem.
Refleti como muitas pessoas estavam passando pelos mesmos conflitos e que eu deveria compartilhar essa música com alguns queridos amigos, e recebi somente amor, sentimentos, emoção e lágrimas como comentários em retorno.
Luz pura de Jah. A conclusão dessa história é que em alguns dias minha Tia se recuperou e saiu da UTI, sem problemas maiores (Gloria Deus!). Na sequência, lançamos esse videoclipe com amados amigos cantando partes dessa oração que veio por mim ao mundo. Gratidão!
Em sumo, o maior tesouro que temos na vida são nossos relacionamentos, é o amor que damos e recebemos, é a nossa saúde física, mas também mental, emocional e espiritual. E assim, oferecendo o que me foi oferecido, espero que essa música toque também o seu coração.
Coragem é um single produzido em quarentena com colaborações de músicos baianos espalhados por Salvador, Chapada Diamantina, Maui, Havaí, e San Diego, California: Ari Vinicius na flauta, Arian na guitarra solo, Dmitri de Igatu no baixo, Allex Brandão nos teclados e mixagem, Bob Lemos na bateria e eu, Marauak na Voz e guitarra base. O Videoclipe foi produzido por Thiago Vaev, de Aracajú, residente em San Diego.