18/03/2019 Buju Banton retorna triunfalmente! Após 8 anos longe dos palcos, artista lota Estádio Nacional da Jamaica!
(16801 visualizações)
Buju Banton está de volta mais forte que nunca. Nesse último sábado, 16 de março, a Jamaica presenciou um evento histórico. O show “Long Walk to Freedom” (Longa Caminhada para a Liberdade), mesmo nome do filme que conta biografia de Nelson Mandela, lotou o Estádio Nacional em Kingston.
Com diversos convidados especiais, como Marcia Griffiths, Beres Hammond, Chronixx, Agent Sasco, Romain Virgo, Wayne Wonder, Cocoa Tea, o evento marcou a volta de Buju Banton após cerca de 8 anos longe dos palcos.
O hiato na carreira do artista foi causado por acusações de posse e distribuição de cocaína nos EUA que o mantiveram preso desde dezembro de 2009.
Nesse meio tempo ele teve liberdade condicional e em janeiro de 2011 fez seu último show em Miami, além de ter vencido no mesmo ano o Grammy de Melhor Álbum de Reggae com “Before the Dawn”.
No dia 23 de junho de 2011 Buju Banton foi sentenciado a 10 anos de prisão, onde permaneceu até o dia 7 de dezembro de 2018.
Sua carreira foi marcada por uma série de hits e também polêmicas, dentre elas a música “Boom Bye Bye”, feita quando ele tinha 16 anos e que defendia a morte de homossexuais. Mais tarde ele explicou que a mesma foi feita sobre um incidente na Jamaica em que um pedófilo abusou de uma criança, pediu desculpas e nunca mais cantou a música.
(Estádio Nacional lotado em Kingston)
A RETOMADA
Apesar das controvérsias e da prisão, Buju Banton mostrou que permanece como uma das personalidades jamaicanas mais reverenciadas da atualidade.
O show foi iniciado com uma prece que entoava um pedido de misericórdia. Todo de branco, Buju comandou por cerca de 90 minutos sua excelente banda “Shiloh”, composta por grandes músicos, dentre eles Kenroy “Shortman” Mullings (também guitarrista de Jimmy Cliff e do Morgan Heritage), Dean Fraser e Everol Wray (We The People Band).
(Trechos do show na Jamaica)
Músicas como “Not an Easy Road”, “Destiny”, “Driver A”, “Walk Like a Champion” e “Lord Give I Strength” foram celebradas com buzinas e euforia do público presente. O artista mostrou que estava à vontade durante todo show e não aparentava ter ficado tanto tempo longe da atividade. O artista agora se prepara para seguir sua carreira, incluindo apresentações confirmadas em grandes festivais na Europa esse ano.