Na noite do dia 15 de Fevereiro de 2003, o Projeto Equilibrio recebeu 4 bandas de reggae para suas apresentações. Até aí tudo bem, tirando o fato de que duas dessas bandas são daquelas que chegam a ser agressivas, tal o peso de seu som e suas mensagens. Estamos falando do Leões de Israel e a banda que vem cada vez mais tomando seu lugar nos corações dos regueiros, o Ponto de Equilibrio. Por volta das 23:00, notava-se que a casa poderia estar um pouco mais cheia... mas isso foi questão de tempo. Alguns grupos conversavam e outros praticavam o alucinado e curioso "Surf de Corrente" (foto). O comércio estava muito bem representados por Bob (foto), o artista que grava nomes em pequenos grãos de arroz, e pelo grande Jamaica (foto) com suas raridades em CD tais como: The Starlights, The Congos, The Itals, etc.
Eis que o show tem seu início. Tocaram, e fizeram bem seus papéis, as bandas Expressão Regueira e Sensimilla. Agitaram bem a galera, mas o que dava pra sentir é que o público compareceu única e exclusivamente para tomar pedrada. O Dj.Tux, à direita (foto), fez a discotecagem, e como é peculiar de sua pessoa, não deixou ninguém parar um minuto, rolando até uns vídeos no telão do grande Peter Tosh. A cena Reggae hoje em dia está sofrendo algumas mutações no sentido "quem escuta". Bandas que estão trazendo mensagens com mais peso e conteúdo, estão fazendo a cabeça do pessoal que acaba ficando mais crítico e exigente. Ainda bem, por que quem compareceu ao projeto pode notar a distância de estilos que Leões e Ponto tinham entre as demais bandas da noite e algumas do cenário reggae nacional.
LEÕES DE ISRAEL Os Leões invadem o palco. De cara o dub começa a ditar as batidas cardíacas da galera. Sempre mandando a mensagem de reflexão, o que fica bem claro no texto "Vivalavanca" (ler), Solano Rasta e sua trupe contagiavam a galera com sua energia (foto). Hora de entrar de cabeça no repertório do Leões de Israel. A galera com músicas na ponta da língua e a banda sempre se entregando à cada show, o resultado só poderia ser arrepios e frias gotas de suor. Ao que tudo indicava, as coisas iriam continuar no mesmo patamar, pois no auge da madrugada o palco é tomado pelo pessoal do Ponto de Equilíbrio.
PONTO DE EQUILÍBRIO Quem ainda não viu esta banda se apresentar, vai ficar de fora de várias rodas de conversa, pois os caras estão sacudindo o cenário Reggae Nacional. A presença de palco desta banda entorpece facilmente as pessoas. A expressão facial (foto) e corporal do vocalista Hélio Bentes é única, a entrega é evidente demais (video). Todos cantavam suas músicas, todos piravam no som e todos absorviam a mensagem. O peso das batidas do Ponto de Equilíbrio (video) fez com que a banda carioca se lançasse de vez na cena Reggae de São Paulo e consequentemente, do Brasil.
"Lágrimas de Jah" e "Aonde vai Chegar" só confirmam o quanto a banda está sendo respeitada e muito bem aceita. Contudo, quem não viu está perdendo e quem viu quer ver de novo, e podemos dizer que o verdadeiro Reggae Roots pairou em algum ponto da noite de São Paulo onde, se não tivermos o mínimo de cuidado, é capaz de sermos novamente agredidos violentamente... com "PEDRADAS"!!!
IMAGENS DO EVENTO Clique aqui e confira as fotos deste evento.
Fonte: Rangel Surforeggae
|