A notícia de que uma loja de discos de Nova York, considerada uma das principais fontes do reggae tradicional está se movendo para um local menor, pegou fãs do gênero de surpresa. A Moodie Records, referência máxima quando o assunto são os "discos raros de reggae", está se mudando para um espaço - digamos - "mais acessível", no Bronx, periferia Nova York .
Earl Moodie falou sobre os últimos desenvolvimentos do seu estabelecimento de 31 anos de idade. Segundo Moodie, ele não está muito preocupado com as mudanças, e se diz até ansioso:
Na vida você não pode se preocupar com o futuro. Eu acredito no destino, o que tem que acontecer, acontece. Sejam coisas boas ou não. Estou ansioso.". - disse ele.
(Earl Moodie na Moodies Records)
Moodie teve sua época de ouro na década de 70, e por muito tempo ainda depois disso, porém o mundo mudou e ele está bem consciente de que o mercado está secando. O musicólogo Michael Barnett culpa a tecnologia pelo declínio das lojas de discos tradicionais, e tem dúvidas se as mesmas possam sobreviver na era digital. As pessoas gravam CDs, baixam músicas para iPods, telefones... eles não precisam mais comprar músicas" - disse ele.
BRAD’s & MOODIES RECORDS Barnett e Moodie são amigos de longa data. Eles se conheceram durante a década de 1970, quando eles eram ainda adolescentes em Nova York. De acordo com Barnett, ele introduziu Moodie à indústria fonográfica enquanto trabalhava como representante de vendas da BRAD’s, uma das maiores fontes de música jamaicana nos Estados Unidos. Como o próprio Barnett diz, é uma "Universidade de música Jamaicana em Nova York".
Na época a demanda era tanta, que as pessoas se enfileiravam e tinham que pegar uma espécie de senha para comprar os discos. Das 9:00 até as 11:00 não havia um vendedor desocupado. A Moodies Records teve um impacto similar.
Inaugurada em 1982, compilou um catálogo de álbums raros da ilha caribenha, e ofereceu até cartazes vintage de reggae e alguns folhetos para festas do gênero no bairro.
HÁ ESPERANÇA?
(Aswad, relançado recentemente em vinil)
Ironicamente, tem havido um interesse renovado em LPs de reggae nos últimos cinco anos, particularmente na costa oeste dos EUA, na Europa e no Japão, onde lá prosperam o mercado das Sound Systems.
Grandes artistas europeus e americanos do mainstream costumam lançar com regularidade seus álbuns em vinil, e até no Brasil, a Polysom - fábrica tradicional de vinil em Belford Roxo/RJ - voltou forte justamente vislumbrando este mercado em crescimento.
Fonte: Rangel Surforeggae
'Records'
TOGETHER WE STAND! Richie Spice lança novo álbum pela VP Records! Ouça!
GreensLeeves Records lança mixtape insano produzida pelo DigitalDubs! Ouça!
Conheça a música de Spiritual e o seu novo álbum ’Awakening’, lançado pela VP Records!
PICK A DUB! Álbum DUB lendário de Keith Hudson é relançado pela VP Records! Ouça!
Akanni-I Records lança single com Army, das Ilhas Virgens, e se firma como backing band! Ouça!
Destaque na nova geração roots mundial, cantora JAH9 assina com a VP Records!
VP Records lança incrível tributo a Dennis Brown com participação de 30 artistas! Confira!
VP Records lança coletânea com 38 hits produzidos por Gussie Clarke! Ouça a seleção de pedras!
Selo Surforeggae & Sound System Brazil faz parceria com a lendária gravadora VP Records!
O jamaicano Jah Cure assina com a VP Records e promete novo álbum para 2015! Confira!
|