31/10/2012 Confirmado! Mato Seco, Rebelution e Professor, pela 1ª vez no Brasil, lançam álbums em turnê inédita!
(35921 visualizações)
Se você gosta de Reggae de verdade, certamente está vibrando agora com essa notícia. Afinal ter juntos numa só noite o líder da maior banda de reggae contemporâneo da atualidade, verdadeiras lendas da música da Jamaica, a banda de reggae mais popular dos Estados Unidos e a banda nacional que mais cresce e se destaca nos últimos anos não é qualquer acontecimento.
E assim será em dezembro!Receberemos pela primeira vez o show de "Professor" e suas lendas, a vibração do som moderno e autêntico do Rebelution e o peso e autenticidade do Mato Seco, todos lançando seus novos álbums. Logo mais as primeiras datas confirmadas!
PROFESSOR
UMA VERDADEIRA AULA DE REGGAE - liderado por Harrison Stafford - também vocalista do Groundation, a maior banda de reggae contemporâneo da atualidade. Harrison ensinou a disciplina "A História do Reggae" na Universidade de Sonoma na Califórnia e ganhou esse apelido na Jamaica. Segundo os nativos da Ilha, o nome da fera se parecia com dois sobrenomes e era um tanto complicado, portanto o batizaram "Professor".
E para dar uma aula de Reggae, ele reuniu simplesmente alguns dos maiores instrumentistas jamaicanos de todos os tempos - Leroy "Horsemouth" Wallace (baterista de nomes como Burning Spear e protagonista do clássico filme Rockers), Errol "Flabba" Holt (baixista da Roots Radics Band que já acompanhou nomes como Israel Vibration, Bunny Wailer e Gregory Isaacs), Dalton Browne (guitarrista também com vasto currículo, um dos preferidos do duo Sly & Robbie) e Lloyd "Obeah" Denton (discípulo do mais virtuoso tecladista da Jamaica - Jackie Mittoo e que também já tocou com incontáveis ícones do seu país).
(A faixa "Madness" ao vivo no Reggae Sun Ska/França)
O álbum "Madness" (fruto da primeira reunião) rendeu duas turnês extremamente bem sucedidas pela Europa, e o que era uma reunião de amigos unidos pelo propósito da música se tornou um dos projetos mais inovadores e bem comentados do reggae mundial. A repercussão foi tanta que durante a segunda turnê pela Europa o grupo resolveu gravar um CD/DVD ao vivo no Festival Reggae Sun Ska, na França - show esse que contou com mais de 30 mil pessoas. "Throw Down Your Arms" ("Abaixe as suas armas") é o nome do novo álbum ao vivo que está sendo lançado e distribuído digitalmente na América do Sul pelo selo Surforeggae/Sound System Brazil. Além das músicas do álbum "Madness", algumas surpresas estão no repertório do show, incluindo faixas de Burning Spear, Joe Higgs e Culture. É pura emoção poder ver juntas essas verdadeiras lendas da música!
MATO SECO
Nascida em São Caetano do Sul (São Paulo), a Banda Mato Seco é hoje uma das maiores referências do reggae nacional. As músicas com letras inteligentes e instrumentais com o peso do reggae raiz estão conquistando cada vez mais fãs por todo o Brasil.
Recentemente a banda esteve em turnê com o Groundation e The Abyssinians, mostrando a sua força por cada uma das onze cidades que receberam o show. Agora o momento é de lançamento do seu novo CD "Seco e Ainda Vivo", que será distribuído pelo selo Surforeggae.
O CD foi produzido pelo gênio Errol "Flabba" Holt, responsável por álbums como "Night Nurse" de Gregory Isaacs e "Milk & Honey" de Dennis Brown, ídolos da jamaica que já nos deixaram. Flabba continua acompanhando o Israel Vibration na estrada com a sua banda Roots Radics e agora também o Projeto Professor.
(Mato Seco ao vivo com "Brilho de Sol")
Além da ilustre presença e toque do gênio jamaicano, o CD conta com participação de outra lenda da ilha - Max Romeo (aquele mesmo dos hits "War Ina Babylon" e "Chase the Devil". Achou demais? Pois uma das faixas também possui participação de Harrison Stafford e Marcus Urani (Groundation), a maior banda de reggae contemporâneo da atualidade. Valorizando também a cultura nordestina, Oswaldinho do Acordeon dá um toque especial a "Farinha Pouca", uma das mais belas faixas do álbum. A masterização ficou por conta do LION & FOX Estúdios, nos Estados Unidos, referência dos maiores nomes do reggae mundial da atualidade e do passado. Simplesmente o estúdio foi responsável pelo som de grupos e artistas como Don Carlos, Bunny Wailer, Israel Vibration, Gregory Isaacs, Culture, Yellowman, Groundation, SOJA e Rebelution.
REBELUTION
Os números não negam! Rebelution além de ser a banda de reggae mais prestigiada nos Estados Unidos, consegue alcançar verdadeiros recordes a cada um dos seus lançamentos. A música deles foi definida por especialistas como moderna, otimista, inspiradora, engajada e com mensagens que fazem os ouvintes terem o senso de que podem fazer do mundo um lugar melhor. Ao juntar letras conscientes com novos elementos da música contemporânea, mas mantendo as raízes do reggae a banda cativa não apenas amantes deste ritmo, mas fãs de todos os estilos musicais.
Fruto do talento dos californianos Eric Rachmany (vocal e guitarra), Rory Carey (teclados), Wesley Finley (bateria) e Marley Williams (baixo), o Rebelution surgiu em 2004 com um EP homônimo que transformou colegas de colégio rapidamente na mais popular e requisitada banda de reggae nos Estados Unidos. Isso pode ser facilmente comprovado com a impressionante média de 23 shows por mês e turnês que chegam a durar quatro meses ininterruptos.
(Videoclipe de "Sky is the limit")
Em 2012 eles lançaram o seu novo álbum “Peace of Mind”, cuja produção é assinada por nomes como Errol Brown (Stephen, Ziggy, Damian, e Bob Marley) e Yeti Beats (Kool Keith, George Clinton). Novamente alcançaram índices incríveis e permanecem até hoje como um dos álbuns de reggae mais baixados no Itunes. Na ocasião eles inovaram e fizeram o álbum em três versões (acústica DUB/instrumental e estúdio). Quem ainda não conhece o som do Rebelution, certamente irá se surpreender com a originalidade, vibração e bons sentimentos que ele traz.