Após a trágica morte de Bob Marley, em maio de 81, o reggae deu espaço para mais um estilo musical jamaicano fruto da grande criatividade da ilha. O novo reggae foi chamado de dancehall, que significa dança de salão, e o estilo de cantar ficou conhecido como raggamuffin`.
A geração jamaicana que nasceu na década de 70 e cresceu ouvindo o hip-hop norte-americano (originalmente influenciado pelo som jamaicano), uniu seu estilo de rimar em cima de batidas eletrônicas ao ritmo tropical do reggae. Essa galera tomou de assalto a década de 90 trazendo um novo conceito de reggae e estabelecendo-o como estilo musical internacional. No final da década de 70 cantores como Yellowman, Gregory Isaacs e Frankie Paul já misturavam batidas eletrônicas ao seu reggae malicioso. Nos anos 80 foram os clássicos Dennis Brown, Black Uhuru e Aswad.
Entender o que se diz no ragga é complicado, pois suas letras são carregadas de gírias e do díficil dialeto jamaicano (patois), uma mistura de inglês e palavras de origem africana. As festas de ragga lembram grandes bailes dos guetos, com centenas de equipes de som poderosas (as famosas Sound Systems), onde vários talentos são revelados ainda na infância! Isso é um caso muito comum nesse tipo de reggae.
O primeiro estilo marcante do dancehall foi o Slackness, extremamente malicioso e sexista. Shabba Ranks dominava nessa época e foi o primeiro artista de dancehall a estourar no planeta e receber prêmios como o Grammy. Mais tarde, influenciados pelo Gangsta Rap, novos cantores apareceram com um estilo mais rude chamado Guntalk (fala da arma) relatando a violenta realidade das favelas jamaicanas e rimando sobre armas, sexo e drogas. Mas muitos dos top DJ`s (nome dado aos cantores de ragga) como Bounty Killer, Buju Banton, Capleton e o n.1, Beenie Man, se "converteram" ao Rastafari e mudaram o tema de suas letras, cada vez mais diretas e conscientes, retratando ainda mais a injusta realidade da Babilônia. Foi o começo da volta às origens, às raízes do reggae, atualizada com o som e a vibração de hoje em dia. O espírito africano estava novamente em alta, chegando pra conscientizar as novas gerações.
A produção é de primeiríssima, misturando ritmos como o HipHop, o R & B, o Reggae de raiz, Drum’n Bass e a Soca (música caribenha altamente dançante) e tendo participações de artistas consagrados, como Fugees, Wu-Tang Clan, DMX, Shyne, Destiny`s Child, Toni Braxton, Busta Rhymes, Big Pun, etc. Um dado interessante é que no dancehall várias bases (chamadas de "riddims" - rítmos) iguais aparecem em distintas versões de muitos DJ`s. Às vezes um disco inteiro tem a participação de vários DJ`s cantando sobre o mesmo riddim.
O dancehall conquistou grandes cidades mundo afora tendo representantes em vários países com estilos próprios, como nos EUA (Born Jamericans, Mad Lion e Yankee B.), Inglaterra (Macka B., Apache Indian e General Levy) e França (Lord Kossity, Raggasonic e Nuttea). O pessoal da velha guarda se mantém atualizado e ainda fazendo sucesso. É o caso de Ini Kamoze, Mykal Rose, Junior Reid, Barrington Levy, Tony Rebel.
Alguns outros grandes nomes que estão em alta no novo reggae são (pelo lado mais consciente) Luciano, Anthony B, a família Morgan Heritage e Sizzla; e Red Rat, Elephant Man, Lexxus, Mr. Vegas, Sean Paul, o astro Shaggy, além de mulheres de atitude como Lady Saw e Patra (apadrinhada pelo rei do dancehall Shabba Ranks - hoje também convertido ao Rastafari). Enfim, seja no reggae roots, no dancehall, no jungle ou no hiphop-reggae, a mensagem positiva continua sendo difundida pelo mundo. Embarque nessa viagem, pois o reggae não parou no tempo!
Fonte: Firma Produções
'Ragga'
RAGGA-DANCEHALL BRASIL! Selecta K-naman lança coletânea imperdível! Baixe grátis aqui!
RAGGABOND! Banda californiana com vocalista brasileiro lança videoclipe! Assista!
Baixe gratuitamente a mixtape de Sacal e Pump Killa, grandes nomes do Ragga-BR!
Reggae em luto: O adeus a Wayne Smith, um dos precursores do Ragga no mundo!
Advogados apelam à justiça, mas ídolo do ragga Buju Banton continua preso nos EUA!
Saiba mais sobre o "Mixturagga", o novo álbum de Arcanjo Ras! Confira!
Saiba mais sobre o "Flow In Cordas & Tambores" que reunirá Ragga, Rap e Reggae Acústico!
Arcanjo Ras, famoso cantor na cena Ragga, disponibiliza seu álbum gratuitamente para download!
Lutan Fyah, um dos maiores nomes do Ragga é preso em Spanish Town, Jamaica! Confira no Surforeggae!
Concorra a 2 VIPs para a festa RAGGAJAM em São Paulo! Exclusivo Surforeggae
|
|