A festa de 7 anos do Surforeggae não foi só uma grande homenagem ao ícone Bob Marley, mas acima de tudo, uma homenagem ao reggae visto como cultura, como estilo de vida... neste último dia 20 de abril, o Kazebre, casa de shows da zona leste de São Paulo, recebeu as melhores bandas do circuito nacional e um público de se elogiar, não pelo quantitativo, mas pelo qualitativo. Não tinha um que não andava tranquilo e sorrindo em meio a multidão, apenas curtindo mais uma noite típica da "terra da garoa". Para quem não conhece, o Kazebre tem tudo para receber grandes shows de reggae principalmente por sua estrutura condizente com a ideologia do ritmo, pois nos arredores do estabelecimento se encontra uma verdadeira floresta que dá todo o clima para as apresentações... a natureza literalmente abraça o lugar.
Para eliminar o "famoso" atraso na troca de bandas, atraso na preparação do som, etc, o "Surforeggae 7 Anos" contou com 2 palcos especiais: O palco Bob e o palco Marley. Com isso, acabava-se um show e automaticamente a multidão trocava de ambiente para, sem enrolação, assistirem à próxima atração.
As bandas programadas eram Mato Seco, Filosofia Reggae, Vibrações de Jah, e uma das mais esperadas... depois de 3 anos longe dos palcos, Junior Dread e a respeitada Reggae Style Band, e foi justamente ela que abriu a sequência de apresentações. Com muita expectativa por parte do público, Junior Dread não teve o mínimo trabalho para pedir que a galera participasse deste momento especial. Bastou os primeiros toques do baixo imponente de Douglas Earl para que a pista do palco Marley começasse a se "rechear".
REGGAE STYLE
Que saudades do reggae bem tocado dos meninos, das composições conscientes e o instrumental poderoso, peculiares desta banda da Vila Guilherme, tradicional bairro paulista. Junior Black Style era a ponte entre o público e o Reggae Style, sempre interagindo com os presentes e botando fogo na performance. Foi de arrepiar ver o início de "Justiça", não só pela técnica dos integrantes mas pela receptividade da galera, cantando cada trecho com muita força. Executando os maiores sucessos de seu primeiro álbum, "Em Meio ao Caos", músicas como "Corra Atrás" fizeram deste reecontro com os fãs algo realmente marcante. Vamos torcer e principalmente ajudar, para que este duro intervalo sem Reggae Style não se repita.
VIBRAÇÕES DE JAH
Pouco tempo depois, o palco BOB, maior palco do Kazebre, se preparava para receber a banda Vibrações de Jah, nascida na própria zona Leste de São Paulo. Uma iluminação de primeira deu o tom para o início matador com "Homem Prisioneiro". A banda é conhecida e experiente... está na ativa desde 1997 e já conquistou muitas coisas, como por exemplo, o prazer de ser grupo de apoio de nomes como Don Carlos e o "filho do homem", Andrew Tosh. Para deixar isso bem evidente, o hit "Johnny B. Good" do imortal Peter Tosh, foi executado com bastante propriedade.
Músicas como "Lutador do Brasil", "O Guerreiro" e "Acreditar" foram muito ovacionadas. Enquanto o som do Vibrações ecoava nos arredores do Kazebre, o palco Marley se preparava para receber as meninas do Filosofia Reggae. Para entreter quem aguardava à próxima atração, um dvd do Steel Pulse chacoalhava o ambiente. Com uma troca muito hábil, mal acabou a belíssima apresentação da Vibrações de Jah, e a multidão fazia novamente sua "mini-peregrinação" para o palco Marley.
FILOSOFIA REGGAE
O Filosofia Reggae tinha praticamente metade da banda Reggae Style como apoio, e foi justamente com essa "cozinha" que o som começou. Um instrumental implacável de introdução, foi a cama para o hit "Leva a Vibração", cantada até pelos "menos avisados". Na sequência, "One Drop" foi a bela contribuição do Filosofia ao Tributo Bob Marley. As meninas estão com trabalho novo e sempre que podiam deixavam seu recado.
É a música "Só Para Alegrar seu Dia", que de cara obteve boa aceitação. O Filosofia Reggae é conhecido também por seus covers ou versões, como "Eu e Você" - original do sucesso "I’m Still in Love" de Sean Paul - até "Samurai" do cantor e compositor, Djavan. Ainda rolaram "Ex-Factor" de Lauryn Hill e a pedrada "Gone Down", de Dezarie. Duas das últimas, e que fizeram do Kazebre uma única voz, foram "Africa" e "Sentimento Bom", grandes sucessos que alavancaram de vez a carreira desde grupo.
MATO SECO
Esta banda vêm numa crescente difícil de se passar despercebida. O profissionalismo e o poder de composição, somada ao forte instrumental, estão fazendo o Mato Seco conquistar adeptos à todo momento, seja em shows ou pela versatilidade da Internet. O show começou minutos antes do término da apresentação do Filosofia Reggae, e a multidão se aglomerou lotando o palco Marley.
Para iniciar, um instrumental de respeito com Rodrigo Piccolo tocando flauta (!), e na sequência "Visão Moderna", onde a receptividade foi nota máxima. Logo depois, "Resistência" deu o ar da graça e a performance, que fechava a noite de comemoraçães, tinha tudo para ser uma das principais do festival. "Jah Sabe Jah Vê" foi outra prova do fato. Para encerrar, o maior hit da banda: "Navegantes da Ilusão", foi cantada palavra por palavra, contagiando os integrante do Mato Seco.
E assim foi o 7º Aniversário do Surforeggae no Kazebre, um evento que lembrou e reforçou que é possível fazer um espetáculo grande de reggae sem badernas ou confusões, e claro, sem deixar de lado a qualidade das atrações.
IMAGENS DO EVENTO Clique aqui e veja algumas fotos deste evento.
MULTIMÍDIA Clique aqui e Mato Seco ao vivo com "Navegantes da Ilusão".
Clique aqui e Filosofia Reggae com o clipe "Sentimento Bom".
CLIQUE E OUÇA Clique abaixo e ouça "Consciência", do Reggae Style.
Fonte: Equipe Surforeggae
'Surforeggae'
Rototom Sunsplash! O Surforeggae foi à Espanha conferir de perto o maior festival de reggae do mundo!
SOJA vence o Grammy mais controverso da história segundo o público! Confira no Surforeggae!
Duane Stephenson faz grande estreia solo com show eletrizante em Salvador! Confira no Surforeggae!
Surforeggae entrevista Reggae Angels, grupo que lançou recentemente álbum produzido por Sly & Robbie!
ARQUIVO REGGAE BR: memórias de apresentações históricas no YouTube do Surforeggae!
MULHERES NO REGGAE: Stellaria lança música e videoclipe! Assista no Surforeggae!
GOT TO BE TOUGH! Toots leva o Grammy de melhor álbum de Reggae de 2020! Confira no Surforeggae!
VIVA SE QUISER VIVER! Confira o novo videoclipe de Mateus Rasta no Surforeggae!
Selo Circuito Reggae lança single de Peter Young Lion! Confira do Surforeggae!
EXCLUSIVO! Surforeggae entrevista o lendário Earl Sixteen e fala sobre seu grande lançamento do ano!
|