A Zeroneutro vem proporcionando momentos históricos para os verdadeiros amantes do reggae. Mad Professor, U-Roy, ou seja, somente ícones "na mira", e agora não podia ser diferente. No último dia 19 de maio, o Credicard Hall lotou para conferir as apresentações da Echo Sound System, Natiruts e os lendários Wailers. As imediações do Credicard eram tomadas pelos regueiros que, agora com toda razão, usavam camisetas do Bob Marley, bandeiras, bonés, acessórios, etc.
Apesar de toda a mística dos Wailers, a banda Natiruts recebe em pé de igualdade toda a notoriedade dos holofotes, até porque o DVD, um dos mais vendidos do Brasil, está divulgando o trabalho da banda com muito mais força. Para a abertura da noite, o pessoal da Echo Sound System dominou as pick-ups para mandar os riddims mais clássicos da história e "tostar" o recinto com muito ragga e letras de atitude. Os Mc’s Funk Buia do Z’África Brasil e, com recentes CDs lançados, Jimmy Luv e Arcanjo, cantam sobre as bases pesadas e imponentes do reggae.
A iniciativa de esquentar a festa com ragga, dub, e outras vertentes do ritmo jamaicano, vem desde o Natidub, uma verdadeira festa que estreitou mais os laços entre os fãs de Natiruts e o perfil psicodélico do DUB ou atitude ácida do ragga. Após a apresentação da "Echo Sound", a expectativa da galera era exatamente igual para as duas bandas seguintes, e quando as luzes se apagaram, o coro era um só: "Natiruts, Natiruts, Natiruts"!
NATIRUTS
Quando a cortina se abre, Alexandre aparece mancando, e ele fez o show inteiro sentado. Bem humorado, ele disse que estava com um "probleminha no joelho" devido ao futebol. "Quero Ser Feliz Também" abre a apresentação e o Credicard Hall sofre seus "primeiros abalos". A receptividade dos shows do Natiruts sempre são contagiantes e ininterruptas, e a banda brasiliense ainda tem uma coleção de hits de fazer inveja em muito artista com anos de consolidação. A apresentação foi uma verdadeira viagem no tempo, onde eles desbravaram sua própria história com músicas como "O Carcará e a Rosa" e a recente "Natiruts Reggae Power". Apesar de ainda ter a apresentação dos Wailers, o show do Natiruts teve uma boa duração, e apesar da ausência de algumas músicas como "Surfista do Lago Paranoá", os demais sucessos como "Andei Só", "Deixa o Menino Jogar", "Eu e Ela" e "Meu Reggae é Roots" estavam no set.
No meio do show, Alexandre enlouquece ainda mais o pessoal cantando "A Estrada" do Cidade Negra. O MC Funk Buia também participou em uma das músicas e até Jimi Hendrix foi lembrado com "Purple Haze". Na volta "Não Chore meu Amor" chacoalha as dependências e o Natiruts se despede com mais uma apresentação fantástica. Amanhã cedo a banda embarca para o Rio de Janeiro para as gravações do Faustão e volta em seguida para São Paulo no Credicard Hall, onde fazem o segundo e último dia do 1º Raízes e Cultura!
THE WAILERS
Aproximadamente 1:30 da manhã, o coração do público bateu forte... os Wailers assumiram o palco e a magia tomou conta da casa. O que dizer quando se tem à sua frente um dos nomes mais importantes da história do reggae mundial? Quer saber? Chore de emoção! "Waiting in Vain" e "Is This Love" são tocadas na sequência e até aquele semblante sério dos seguranças é rendido pelas "vibrações positivas", e claro, além de ser executada com maestria. A competência da banda é tanta, que as comparações passam pelos Upsetters do mago Lee Perry, a Solar System de Alpha Blondy e a pesada Roots Radics do Israel Vibration. A vantagem dos Wailers é que nenhuma delas tinha um dos nomes mais eternos e importantes do reggae, o imortal Bob Marley.
"Stir it Up", "Lively Up Yourself", "Them belly full", "Trenchtown Rock"... isso tudo numa sequência implacável! "Kink Reggae" e "Concret Jungle" antecederam a belíssima "No Woman no Cry". Simplesmente de arrepiar. Logo em seguida "Three Little Birds", também famosa pela versão de Gilberto Gil, fez com que milhares de vozes se canalizassem para cantar o refrão: "Don’t worry about a thing, ’Cause every little thing is gonna be all right"!
O ingresso estava mais do que bem pago, isso era claríssimo no rosto de qualquer um, mas os Wailers ainda tinham uma sequência final para deixar triste quem não poderá ir ao show de domingo. Primeiramente "Redemption Song", que além de mobilizar novamente o "coral do Credicard", ainda coloriu o espaço com luzes de celular e isqueiros, e logo em seguida "One Love" e "Soul Rebel". Apesar da ausência de sons mais "lado B" como "Rat Race", "Stop That Train" ou "Buffalo Soldier", o show em si foi executado com perfeição!
Domingo agora, dia 20 de maio, é o último dia do Raízes & Cultura que contará novamente com a "Echo", Natiruts e The Wailers. Imperdível! A equipe Surforeggae agradece a Julio e Branca pelo profissionalismo e a Zeroneutro por colocar mais uma lenda diante de nossos olhos.
IMAGENS DO EVENTO Clique aqui e confira as fotos deste evento.
MULTIMÍDIA Clique aqui e veja o Echo Sound System com o clipe de "Tempo Vai Dizer".
Clique aqui e veja Natiruts com "Não Chore meu Amor" do DVD "Reggae Power ao Vivo".
Fonte: Equipe Surforeggae
'Wailers'
O mago do grave se despede! Morre a lenda Aston "Family Man" Barrett, baixista dos Wailers!
LUTO! Morre Tyrone Downie, lendário tecladista jamaicano dos Wailers! Saiba mais.
Perdemos mais uma lenda! O adeus ao ex-membro dos Wailers, Mikey ’Boo’ Richards!
UNBREAKABLE! Alborosie lança novo álbum com The Wailers! Confira no Surforeggae! Ouça!
The Wailers no Brasil em dezembro para apenas duas apresentações! Confira!
As feras estão chegando! Julian Marley & The Wailers fazem turnê pela América do Sul!
REGGAE REAL! The Wailers e Julian Marley abalaram as estruturas do Espaço das Américas!
The Wailers no Brasil em janeiro, e com Julian Marley nos vocais pela primeira vez!
Ex-vocalista dos Wailers, Duane Stephenson convoca time de estrelas para produzir seu novo álbum!
Segundo site, filme sobre a ascensão de Bob Marley e os Wailers está sendo filmado!
|