18/04/2007
Lee Perry em São Paulo: A lenda viva do reggae mundial encanta fãs no Via Funchal! Confira no Surforeggae!
 
  (50115 visualizações)

É, ele veio! Depois do furo de anos atrás no festival Dub Mamute, Lee "Scratch" Perry, um dos produtores mais geniais do reggae, se apresentou no Brasil. Perry, conhecido também por sua excentricidade, iniciou carreira ao lado dos lendários Coxsone Dodd, com quem teve alguns desentendimentos, e mais tarde com Joe Gibbs. Lee Perry, que já chegou a ter ódio mortal de Bob Marley devido a uma "disputa de poderes" no mercado fonográfico entre Upsetters e The Wailers, hoje, através dessa união, nos emociona com os clássicos mais preciosos da história. O Rio de Janeiro já recebeu Perry no dia 14 junto ao pessoal do DigitalDubs, e agora dia 17 de abril, foi a vez da capital paulista.

O Via Funchal, que aparentava não receber um bom público quando as bandas no palco eram The Film e a Los Alamos, não chegou a lotar, mas trouxe um público fiel e apaixonado para prestigiar o grande produtor jamaicano. A expectativa era grande e não era difícil encontrar celebridades da cena reggae (ou não) passeando pelas dependências da casa. A banda Planta & Raiz, o grande Vitor Rice, Supla, alguns atores globais, enfim, o acontecimento merecia tal notoriedade.

O SHOW






Depois de alguns minutos de espera, as luzes se apagam e a banda de Perry assume o palco. Muita competência na execução de uma introdução instrumental onde lembrar dos lendários Upsetters era inevitável. Formada por Stephen Wright na guitarra, Kirk Service no baixo, Noel Salmon nos teclados e o ex-baterista do Roboticks, Sinclair Seales, estava tudo pronto para a entrada do enigmático produtor. O alvoroço é geral quando o público vê Lee Perry entrando calmamente coberto com vários colares, cristais, emblemas e um estiloso chapéu de bruxo, que mais tarde deu lugar ao seu famoso boné repleto de medalhas prateadas, bótons e outros enfeites.

"Jungle Safari" é a primeira de muitas pedradas que estaria por vir. Lee Perry ao vivo é de arrepiar... é entender de onde veio toda a mística do DUB, é assistir a uma aula de história onde o professor é a própria história. Na sequência, "Introducing Myself" e "I’m a Good Man". Logo após derramar uma garrafa d’água sobre a cabeça, Lee Perry manda "Secret Laboratory" e "I Wish it Would Rain". Completamente estasiado e dançando sem parar, o público começa a ser conduzido para o ponto mais alto do show. Depois de "Roast Fish And Cornbread", o Via Funchal estremeceu com "Curly Locks", sucesso de Junior Byles produzido por Lee Perry em 1974, e "War in a Babylon", clássico que impulsionou a carreira do grande Max Romeo, deixando até Bob Marley com uma "pontinha de inveja" (Saiba mais sobre esta passagem na coluna "Para afugentar o Diabo"). A sequência foi finalizada com "Open Door".




Após se despedir, o público não parou um segundo até que todos os músicos estivessem em seus devidos lugares para a continuação do espetáculo. Para a imprensa, surpresa. De acordo com o setlist, "Open Door" encerraria a performance, mas o "bis" ficou por conta de "One Drop" de Bob Marley e uma demonstração de carinho por parte de Lee Perry que cantava e autografava (tudo ao mesmo tempo) objetos entre guardanapos e capas de vinil.

Clique aqui e baixe "Africa" de Lee Perry vs. King Tubby do álbum "Voodooism".

IMAGENS DO EVENTO


 Clique aqui e veja algumas fotos deste evento.

MULTIMÍDIA



Clique aqui e veja Lee "Scratch" Perry.

mais informações


 Clique aqui e saiba mais sobre Lee "Scratch" Perry.
Clique aqui e saiba mais sobre Max Romeo.
Clique aqui e leia a coluna "Para afugentar o Diabo".


Fonte: Equipe Surforeggae





'Lee Perry'


Lee Perry ’meets’ Tom Zé! Mestres da música mundial juntos em novo single do Digitaldubs! Ouça!


GTA 5, maior game-série da história, traz rádio reggae comandada por Lee Perry!


The Congos retorna ao lendário Black Ark e grava novo álbum com Lee Perry! Saiba mais no Surforeggae!


Lee Perry, o Tim Maia do Reggae como é conhecido, faz apresentações no Brasil! Confira!


O lendário Lee Perry e o Digitaldubs Sound System se apresentam no Circo Voador!


O xamã do reggae, Lee Perry, edita um novo álbum ao vivo intitulado "Alive, More Than Ever".


Lee Perry lança o álbum "Cutting Razor"! Confira!


O desfalque do mestre Lee Perry e tudo sobre o grande evento "Dub Mamute" no Sesc Pompéia!


Lee Perry não embarca para o Brasil, mas Mad Professor traz o bom DUB para o festival Dub Mamute!


Mini-festival traz o pioneiro do DUB Lee Perry e seu discípulo Mad Professor!






 
Pretinha Minha
Vibrações
Roots Time

Reggae Filme de 2010
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO