13/11/2006
Salvador reafirma ser uma das capitais do Reggae no país! Confira o que rolou no República do Reggae 2006!
 
  (48738 visualizações)

Quem achou que a chuva (ou melhor, dilúvio) que caiu na Capital Baiana no último sábado, 11 de novembro atrapalharia um dos maiores eventos de Reggae do país, se enganou. A República do Reggae, que já está na sua quarta edição demonstrou ser muito forte ao atrair um público de 14 mil pessoas ao Wet’n Wild em Salvador, mesmo com as terríveis condições climáticas.

Na programação, a estrela da noite vindo direto da Jamaica, “Daddy” U-Roy e outros grandes nomes do Reggae nacional como os cariocas do Ponto de Equilíbrio (pela primeira vez na Bahia) e os maranhenses da Tribo de Jah, além das atrações da boa terra, Adão Negro, Sine Calmon, Olodum e Diamba.

Olodum


A noite era literalmente atípica, com raios, trovões e muita chuva, condições não muito comuns em Salvador. Os presentes começavam a chegar ao local e se protegiam da chuva como podiam, com guarda-chuvas, capas e até lonas que eram seguradas por grupos. Sendo assim, o grupo percussivo Olodum abriu o evento, e ao contrário do que muitos pensavam, não decepcionaram. A banda que carrega o nome da Bahia internacionalmente fez um repertório totalmente voltado ao reggae e mostrou que o ritmo tem tudo a ver com o seu show cênico e musical.

Ital Sound System


Durante os intervalos a Ital Sound System, projeto de Vicente de Jesus (Red Meditation, Moa Anbesa, Ital Studio) e Rafael Costa (Surforeggae, AZ Records) tocava o melhor do Reggae, fazendo com que os presentes esquecessem um pouco a chuva e aproveitassem o momento. Até o próprio U-Roy e suas backing vocals Sister Jiji e Elizabeth gravaram vinhetas para a Sound System, mostrando carinho e respeito com os seus integrantes.

Tribo de Jah


A Tribo de Jah, segunda atração da noite fez com que as pessoas se entregassem de vez e esquecessem da chuva. A Tribo já passou por diversas vezes pela cidade, fazendo pequenos shows e participando de grandes eventos de Reggae, como é o caso da República do Reggae e o Skol Tropical Beats. Tocando músicas antigas como “Ruínas da Babilônia” o grupo sacudiu o Wet’n Wild com o seu som. Foram ainda apresentadas algumas faixas do novo álbum “The Babylon Inside”.

Ponto de Equilíbrio


Muita expectativa cercava os presentes que aguardavam as próximas atrações. A banda carioca Ponto de Equilíbrio fez uma boa estréia em Salvador, contando ainda com a sorte do tempo ter melhorado e a chuva ter cessado durante quase toda a apresentação. O grupo se tornou bastante conhecido no país com um simples CD Demo e posteriormente com o lançamento do disco “Reggae a Vida com Amor”, que vendeu milhares de cópias de forma independente.

Adão Negro


Seguindo a apresentação dos cariocas do Ponto de Equilíbrio, a banda Adão Negro que tem conseguido bastante êxito nas suas viagens pelo país foi a próxima a se apresentar no palco do Wet’n Wild. O grupo tem conseguido se manter durante muito tempo na mídia com diversas músicas nas rádios e já se pode dizer que é a banda de Reggae da terra que mais causa alvoroço quando lá toca. Na apresentação, algumas músicas bastante conhecidas e algumas novas, que sairão no próximo CD que será mixado na Jamaica.

U-Roy


Uma seqüência especial feita pela Ital Sound System aqueceu o público que aguardava ansioso a apresentação de um dos maiores nomes do Reggae de todos os tempos. U-Roy, ou “The Originator” como é conhecido na Jamaica foi um dos pioneiros no estilo “Toaster”, no qual os DJs como ele fazem versões improvisadas em cima das músicas originais.

Abrindo o show com o clássico “Babylon Burning”, U-Roy realizava naquele momento um sonho de muitos que ali estavam só para vê-lo. Carregando bandeiras, quadros e outros artefatos, o público extasiado foi curtindo uma seqüência esmagadora de hits do gênio da música jamaicana. Músicas como “Amen”, “Natty Rebel”, “Same Vibe” e “Pass the Kutchie” fizeram a alegria dos fãs que se espalhavam por toda a pista. Debaixo de um dilúvio, só se viam do alto guarda-chuvas pulando e muita vibração do público presente. Aos pedidos do público U-Roy ainda voltou para um bis que irá ficar gravado na memória do fã do autêntico Reggae que ali estava. Demonstrando muita atenção com os fãs, U-Roy e suas simpaticíssimas backing vocals nos receberam de braços abertos no camarim para uma longa conversa que se arrastou por mais de uma hora. Vida longa a U-Roy ! Que em breve possamos vê-lo novamente em terras tupiniquins.

Sine Calmon


Já passavam de quatro horas da manhã quando Sine Calmon, próximo convidado da noite subiu ao palco. Foi visto que o artista mesmo sem ter muito espaço na mídia ainda tem um público bem grande, que cantou todas as suas músicas. Os pedidos foram muitos para que ele voltasse ao palco mesmo após o final do show, mas devido ao horário bastante avançado não foi possível.

Diamba


Detonando a última seqüência da noite, ou melhor, do dia que já nascia em Salvador, o som da Ital Sound System com um convidado muito especial vindo diretamente da França fez versões no seu melhor estilo, mantendo o público bem acordado para a Diamba, banda que encerraria o evento.

Subindo ao palco quase às 6 da manhã a Diamba foi responsável por levar ao público as últimas boas vibrações do evento. A banda que está comemorando 10 anos fez um repertório de músicas próprias e alguns covers, como do grupo “Culture”, que esteve recentemente no Brasil e sofreu recentemente a perda do seu vocalista Joseph Hill e agora é liderado por Kenyatta Hill, seu filho.

A República do Reggae foi proclamada com muita paz e a chuva juntamente com a melhor vibração possível mandada pelos artistas lavaram a alma dos presentes. Esperamos que ano que vem o evento traga outras grandes feras do Reggae.

IMAGENS DO EVENTO


Clique aqui e confira algumas imagens deste evento.

Fotos 01 a 44 gentilmente cedidas por Everson Coutinho.


Fonte: Equipe Surforeggae





'República do Reggae'


THE GLADIATORS! O lendário grupo se apresenta no República do Reggae com grandes novidades!


Ponto de Equilíbrio lança álbum ao vivo de sua apresentação histórica no República do Reggae! Ouça!


Confira a programação do República do Reggae 2016, o maior festival da América Latina!


República do Reggae confirma 3 atrações internacionais em novembro! Saiba quem são elas!


Confirmadas as duas primeiras atrações do República do Reggae em novembro! Confira!


República do Reggae 13 anos! Maior festival da América Latina confirmado em novembro!


República do Reggae terá exposição de artesanato de Arembepe! Confira!


Confira uma prévia do DVD de Alpha Blondy gravado em Salvador no República do Reggae!


República do Reggae chega a sua 9ª edição e evento vem recheado de atrações de peso! Confira!


Sucesso no lançamento do programa do República do Reggae na maior rádio FM da Bahia! Confira!






 
Unconquered People
Israel Vibration
Live at Rockpalast

Black Uhuru
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO