A República do Reggae, o maior festival de reggae da Bahia e um dos maiores do país, já está em sua terceira edição e com algumas surpresas. Esse ano, o evento será realizado no sábado, dia 5 de Novembro, no Wet´n Wild, a partir das 19 horas com as melhores atrações locais, nacionais e internacionais. Já estão confirmados os shows de Andrew Tosh [filho de Peter Tosh], Ky-Mani Marley [filho de Bob Marley], Edson Gomes, Adão Negro, Diamba, Mosiah e Arthur Cardoso.
“Emancipe-se da escravidão mental. Ninguém, a não ser nós mesmos, pode libertar nossas mentes. Liberte sua mente...” (Bob Marley)
HISTÓRICO O maior Festival de Reggae da Bahia teve sua primeira edição realizada em 15 de novembro de 2003, na Praia de Ipitanga. O destaque foi para a apresentação do internacional Alpha Blondy. O público ainda contou com shows de Edson Gomes, Tribo de Jah, Adão Negro, Diamba e Sine Calmon que cantou com a galera até o amanhecer. Já em 2004, foram dois dias de vibração positiva. O evento celebrou o dia da Consciência Negra e homenageou o líder dos escravos, Zumbi dos Palmares, sendo realizado dias 13 e 20 de novembro, desta vez no Wet´n Wild. As atrações que marcaram a segunda edição foram Lucky Dube, Tribro De Jah, Nengo Vieira, Geraldo Cristal, Reggae Style, Arthur Cardoso, Ed Vox, Gregory Isaacs, Natiruts, Edson Gomes, Adão Negro, Planta & Raíz e Titim Gomes.
"As letras das músicas podem ensinar algo às crianças. Não é apenas diversão. Você não vai conseguir divertir uma pessoa que está com medo ou com fome" (Bob Marley)
O EVENTO A República do Reggae, um dos maiores festivais de reggae do país, será realizado no sábado, 5 de novembro, no Wet´n Wild, a partir das 19 horas. No palco, as melhores atrações locais, nacionais e internacionais: Andrew Tosh [filho de Peter Tosh], Ky-Mani Marley [filho de Bob Marley], Edson Gomes, Adão Negro, Diamba, Mosiah e Arthur Cardoso. “A República vem se tornando um dos eventos mais importantes do calendário baiano e ganhando cada vez mais visibilidade nacional”, afirma o produtor da festa Alessandro Caribé. Com shows de bandas consolidadas e um público diferenciado, a República tem a proposta de resgatar o verdadeiro espírito da nação “regueira”, em uma festa com muita paz e música. “Será um dia de celebração com muita vibração positiva”, promete o produtor.
Para isso, a produção está montando uma superestrutura. A pista é ampla para todos curtirem com conforto a festa. O camarote, localizado na lateral esquerda do palco, abriga até mil pessoas. O estacionamento tem capacidade para 1500 veículos. Tudo para transformar a festa em mais um evento inesquecível. Outra novidade este ano é o Palco 2. Como o próprio nome já diz, é a segunda opção para o público. Neste irão se apresentar diversas bandas que fazem o movimento do reggae o ano inteiro pelos inúmeros bairros da capital baiana e que também merecem espaço nesse super evento.
"Há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar" (Bob Marley)
AS ATRAÇÕES Andrew Tosh, uma cópia escrita do lendário Peter Tosh [a semelhança física de ambos é incrível], foi premeditado para continuar a tradição musical da família desde o funeral do seu pai em 1987, onde teve o seu reconhecimento. É uma dádiva que é carregada com muito orgulho e continua sendo exercida merecidamente. Nos últimos dois anos Andrew tem se dedicado a um tributo especial em homenagem ao pai, apresentando-se com bandas locais por todo o mundo. Esse é um tipo de show onde ele incorpora as velhas canções de Peter Tosh, além das suas próprias músicas. Com forte reputação e grande presença de palco, Andrew Tosh é um dos destaques da nova geração do reggae jamaicano e promete ser mais um marco na história da República do Reggae.
Ky-Mani Marley é o mais recente cantor da família. Tinha apenas 6 anos quando o pai, Bob Marley, morreu. Iniciou a carreira em 1999. Atualmente divulga o álbum Many More Roads e prova ser o verdadeiro herdeiro do manto do rei do reggae. Nesse 3º álbum, o cantor demonstra o crescimento individual e ilustra a dualidade de sua personalidade: cantor e maestro. O resultado é um som urbano profundamente enraizado nas culturas reggae e hip hop.
Edson Gomes é um dos artistas mais respeitados do reggae brasileiro. Não há como negar que sua música é fortemente inspirada nos dramas sociais do cotidiano, daí sua conotação política, que encontra eco nos movimentos culturais, sindicais e estudantis. Edson canta a luta e a busca dos ideais do povo negro. Sucessos como Malandrinha são marcos na formação do reggae nacional. Com acordes envolventes e um ritmo fantástico, Edson Gomes transforma a música em instrumento de protesto, levando ao mundo suas mensagens de paz, amor e igualdade entre os povos. Seu 1º DVD, gravado recentemente em um grande show em Salvador, será lançado em breve pela gravadora Atração.
Com oito anos de existência e com uma carreira já consolidada em todo o país, a banda Adão Negro faz o reggae de raiz inspirado no verdadeiro ritmo jamaicano. Suas músicas são cheias de alto astral, mesclando a harmonia do reggae com pitadas de rock e ska, exaltando e estimulando o amor e a paz através de letras inspiradoras e de denúncias. O grupo tem Bob Marley como ídolo e inspirador de suas composições. Atualmente, a banda fixou residência em São Paulo para acompanhar a maratona de shows por todo o país. O sucesso de músicas como Metal Reggae, Adão Negro, Botar Um e Vence Tudo é a prova de que a banda é considerada hoje uma das principais do circuito alternativo do país. O primeiro DVD, gravado ano passado, também pela Atração, durante a República do Reggae, já está disponível nas principais lojas.
O som da Diamba não tem fronteiras. Sua essência é jamaicana, mas o molho é brasileiro, plural e complexo. A banda nasceu aqui na Bahia em 1996, conquistando, em pouco tempo, um público fiel. Hoje influencia outros grupos que fortalecem uma nova cena do reggae no estado. Seus 9 anos de estrada conferem segurança evidente nos arranjos e nas letras, mesclando temas como a vida moderna, a natureza e o amor. Sucessos como Possas Crer, Já É e Viva a Vida, do segundo trabalho intitulado Tempos de Épocas, já possuem lugar garantido no repertório desse show.
Mosiah Roots nasceu em 1998 com seis amigos que têm o objetivo de se expressar através do reggae. O grupo começou a buscar a própria raiz, misturando o ritmo jamaicano à música baiana, atingindo, assim, um público cada vez maior. A estrada, a convivência, os erros e acertos foram lapidando e selando a união entre os integrantes da banda, promovendo seu crescimento. Em 2000, gravaram CD demo e, em 2002, lançaram o primeiro disco, Mosiah Roots Ao Vivo, uma produção independente, que obteve excelente repercussão, chegando a ser líder de vendas em algumas lojas da capital baiana durante meses.
Em 2003, lançaram um compacto promocional com três novas composições. Talvez ainda esse ano a banda grave o clipe da música nova Demora, que faz parte do repertório do novo CD que deverá ser lançado no início de 2006. Tudo indica também que a banda grava o primeiro DVD em dezembro. Ex-integrante da banda Adão Negro, Arthur Cardoso agora segue carreira solo seguindo o mesmo estilo de música. Ele é autor de grandes canções de sucesso como, por exemplo, Botar Um. O cantor promete surpreender a turma do reggae em novembro.
SERVIÇOS República do Reggae 3 Atrações: Andrew Tosh (filho de Peter) Ky-Mani Marley (filho de BOB) Edson Gomes Adão Negro Diamba Mosiah Arthur Cardoso.
Data: Sábado, 5/11, a partir das 19:00 Onde: Wet´n Wild Ingressos: R$20,00 pista e R$40,00 camarote (tempo limitado) Vendas: Balcões Pida! Shoppings Iguatemi, Aeroclube, Center Lapa e Piedade
Fonte: Rafael Surforeggae
|