23/03/2005
São Caetano recebe as melhores bandas de reggae do país no evento Bob Marley in Memoriam! Confira no Surforeggae!
 
  (49601 visualizações)

No último dia 18 de março, foi realizado o grande evento "Bob Marley in Memoriam" em comemoração ao 60º aniversário do rei do reggae. A casa de shows foi o Victória Hall, local amplo e bastante apropriado para o tipo de evento, localizado em São Caetano. Com um time de bandas de primeira linha, a divulgação seria feita naturalmente pelos próprios regueiros. Tribo de Jah, Nengo Vieira, Dagô & Radical Roots, Reggae Style, Leões de Israel e, matando a saudade de São Paulo, o reggaeman Edson Gomes.

Depois de uma breve "passada" de som, o Reggae Style assume o palco ainda com um público razoável. De cara, a sequência de pedradas foi iniciada com "Em meio ao Caos", "Corra Atrás" e "Estamos em Guerra". O Reggae Style se apresentava pela primeira vez em São Caetano, e a receptividade foi imediata. Carlos Dread leva o público ao delírio com "Consciência" e logo em seguida, o clássico de Bob Marley, "So Much Trouble", e aí, o local já estava praticamente lotado.

No intervalo, quem ditava as batidas cardíacas da galera era o Dj Zambol, mandando o melhor do reggae music mundial, assim como faz em seu programa na Jah Fm (91,5). O palco agora é tomado pela Radical Roots e seu líder Dagô Miranda. Experiente no reggae, Dagô leva a galera consigo facilmente em suas grandes composições. "Ser Feliz", "Principal", "Dreadlock", enfim, todo um trabalho de seu último álbum, "Dreadlock". "Ana e a Lua" e "Orai e Vigiai" também são cantadas com muita energia pelo público.




Já na 3º apresentação da noite, as pessoas continuavam a entrar no Victória, que à essa altura, já tinha um público digno do evento e do foco idealizado. Nengo Vieira e a sua Tribo d’Abraão se preparam para botar ainda mais fogo no recinto. Esse artista baiano já chega com tudo, e fazendo um reggae de atitude, cativa o público com seu carisma e com suas mensagens de amor à Deus e ao próximo. "A Vida" foi uma das músicas que fez o Victória virar uma só voz: "Dance Reggae Music Now... Dance Reggae Music Now...". Outro destaque na performance de Nengo foi a belíssima "Roda Pião", o reggae do trabalhador.




O Victória Hall já estava em êxtase, quando Zambol anuncia a entrada daqueles que são considerados uma das principais bandas do estilo no Brasil, a Tribo de Jah. A resposta foi imediata, e a Tribo faz as raízes invadirem o lugar. "Babilônia em
Chamas" inicia a grande apresentação, que tinha como principal personagem o público, que cantava as canções do início ao fim. Os clássicos da Tribo como "Ruínas da Babilônia", "Morena Raiz" e "Não Basta ser Rasta", são apenas alguns exemplos de como Fauzi Beudoun "& Cia", sabem levar um show de horas com extrema energia. Outro ponto alto do show foi a pedrada "Equal Rights" do astro Peter Tosh, cantada por Zé Orlando. Com participação especial do vocalista da banda Raiz Tribal, "Regueiros Guerreiros" tira o povo do chão, porém "algum" mais exaltado joga um copo de cachaça em direção a Fauzi. Ele continua a música até o fim, mas deixa seu recado para o "mal-educado de plantão". Já com tempo esgotado, a banda agrada a galera encerrando com "Neguinho Babaçu".




Agora é a vez o reggaeman Edson Gomes ter a sua parcela do total descontrole do público do Victória. Com um tempo mais do que suficiente sem fazer shows em São Paulo, a apresentação teria que ser de "matar saudades"... e realmente foi! "Tema de Karoba", "Viu", "Malandrinha", e muitos outros sucessos, antecipam a qualidade ímpar do restante do show. "Árvore", "Traumas" e "Samarina" são acompanhadas palavra por palavra pelos fiéis regueiros de São Caetano. Edson Gomes já está com mais datas fechadas para São Paulo, então, não perca a chance de ver esse ícone do reggae brasileiro de perto!

Para encerrar as apresentações deste primeiro "Bob Marley in Memoriam", a banda Leões de Israel assume o palco às 05:45 da manhã. Naturalmente que algumas pessoas tenham deixado o local, mas o Victória Hall tinha em sua maioria um público resistente a qualquer cansaço, e disposto a ver mais um verdadeiro show de reggae... e assim o fez. Se não bastasse a extravagância do figurino, a banda ainda faz uma entrada que levanta até o mais sonolento dos mortais. Fox, vestindo sua já tradicional máscara de leão, entra num trono erguido por 4 pessoas, e após sua introdução, Edu Satta Jah e o naipe de metais alertam: "Coloquem seus capacetes"!

Depois do imponente instrumental de introdução, a música "Povo" é executada. Mesmo com o horário acima do programado, "Me Gwan", "Jah Jah Children", "Filhos Rebeldes", e muitas outras, justificam a maratona de excelentes bandas, e cada centavo nela investido.

IMAGENS DO EVENTO


 Clique aqui e veja algumas imagens do evento.


Fonte: Equipe Surforeggae








 
A Miracle
Groundation
Live in Rotterdam

Peter Tosh
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO



Expand