17/11/2003
República do Reggae reúne quase 30.000 pessoas à beira da bela Praia de Ipitanga, em Salvador!
 
  (26856 visualizações)

Como não podia deixar de ser, a Equipe Surforeggae esteve presente mais uma vez em um dos eventos mais importantes para o Reggae no Brasil no ano de 2003. Após 8 anos de espera, o público baiano pôde ver e ouvir novamente uma das mais importantes figuras do Reggae no mundo, Alpha Blondy. A noite foi longa, contou com a presença de diversas Bandas Nacionais, além do Grande Ídolo Alpha Blondy & The Solar System. O Evento, denominado República do Reggae foi inicialmente “proclamado” pela Banda Diamba, de Salvador-BA. Contando com algumas novidades, como a introdução de “Metais”. A banda, bastante conhecida pelo Público Local tocou os seus principais sucessos.

O público, estimado em 30.000 pessoas lotava o espaço à beira da bela Praia de Ipitanga em Salvador, ansiosamente esperando pela atração principal. Após o show da Banda Diamba, a vez foi da Tribo de Jah, que fez um show muito bom, cantando os seus principais sucessos e algumas Músicas do Rei Bob Marley. Esbanjando Simpatia e Profissionalismo, os integrantes da Tribo começaram a colocar o público no ritmo do que estaria por vir.

À essa altura da noite do dia 15 de Novembro, a chuva já caía fortemente no “Arena Beach”(Local do show). Entretanto, o Grande Público presente parecia pouco se importar com a situação e continuava cantando e dançando o Reggae, como se essa fosse a primeira vez. A vez agora era da já conhecida nacionalmente Adão Negro. Bastante consistente, a banda mostrou músicas que estão na boca do povo Brasileiro. Com uma apresentação muito boa, a galera do Adão se despediu do Palco dando vez talvez ao momento mais esperado dos últimos anos.

Nos bastidores, a banda Solar System chegava aos poucos, e já ia se concentrando nos Camarins, enquanto se ouvia o coro de milhares de pessoas, em uma só voz chamando pelo grande cantor, Alpha Blondy que calmamente se preparava para o encontro com o público. Muito assediado pela Imprensa, Alpha humildemente tratava bem todos os que estavam ao seu redor.

O INÍCIO DO SHOW DE ALPHA BLONDY


A hora estava chegando. Quando os músicos da Solar System subiram ao Palco, a multidão ali presente foi ao delírio. Puderam-se ouvir gritos entusiasmados do público, que finalmente iria ter de perto o grande ídolo da Costa do Marfim. Foi iniciado o show, com a mesma introdução do CD ao vivo “Paris Bercy”. A banda Solar System muito entrosada, detonava um instrumental impecável, fortemente engrandecido pela presença das duas simpaticíssimas backing vocals. Ainda no “backstage”, com a camisa da “República do Reggae”, Alpha iniciava a sua presença arrasadora, citando o “Psaume 23” da Bíblia.

Como o público já esperava, veio a música Jerusalém, para iniciar uma das seqüências mais empolgantes já vistas. Visivelmente felizes, Alpha Blondy & The Solar System interagiam com o Público a todo o momento. Fãs mais exaltados e emocionados fizeram o que consideramos a parte mais feia do espetáculo. O número de pessoas que subiam ao palco era incontrolável, muitas dessas levando presentes ao ídolo. Contudo, Alpha Blondy simpaticamente pedia aos seguranças que deixassem os fãs à vontade, dançando e cantando com eles.

Foram muitos os sucessos executados naquela noite. De “Politiki”, Jah Glory, Assinie Mafia, Brigadier Sabari à Politruc, Sweet Fanta Diallo, Peace in Libéria, Hypocrite, entre outras. A banda parecia não querer se despedir daquele maravilhoso e entusiasmado público. Com uma apresentação que beirou 2:30h, a banda saía do palco e com os pedidos da platéia voltava para mais um encontro.

Esbanjando simpatia e atenção com seus fãs Alpha Blondy & The Solar System se despediu da Bahia com um “See you later”, ou até breve, prometendo voltar logo. Num clima de paz, amor e harmonia o público ficou extasiado com a performance maravilhosa e inigualável da Solar System juntamente com Blondy.

Entretanto, a noite ainda não tinha terminado. A República do Reggae, que era mais uma Maratona, ainda tinha por vir Edson Gomes, e logo após Sine Calmon e Morrão Fumegante. Falando algumas coisas à respeito da apresentação de Alpha Blondy, Edson Gomes iniciou o seu show e tocou seus principais sucessos. O público ficou meio sem entender o que o famoso Cantor de Reggae falou, chegando a ser levemente vaiado. Após uma apresentação daquelas do Alpha Blondy, alguém chegar para uma multidão e dizer que a mesma foi “insuportável”, realmente não agradou o público que ainda estava “anestesiado” com a apresentação do “Príncipe da Costa do Marfim”.

Esquecidas as coisas que só o próprio Edson Gomes poderia explicar, Sine Calmon subiu ao palco para encerrar a “noite”. O dia já clareava, quando Sine e Morrão Fumegante mostraram a que vieram, e novamente colocaram a galera pra cima. Ao final da apresentação, o sol já era (exagerando um pouco) de “rachar” a cabeça do “regueiro”, que estava sendo bombardeado com grandes atrações desde 21h do dia anterior.

Satisfeito e contente, o público foi para casa levando na mente as lembranças de ter participado da “Proclamação da República do Reggae”, como diria um grande amigo nosso. O evento não poderia ter sido melhor, e certamente deve chamar a atenção de empresários ligados às Grandes Atrações Internacionais, focalizando Salvador como um grande Potencial para shows do Gênero.

IMAGENS DO EVENTO


 Clique aqui e confira as fotos deste evento

MAIS INFORMAÇÕES


 Veja também a matéria e fotos do show de Alpha Blondy em São Paulo no Credicard Hall.

MULTIMÍDIA



Clique aqui e veja Alpha Blondy ao vivo com "Jerusalem".


Fonte: Rafael Surforeggae





'Alpha Blondy'


Rock Reggae! Alpha Blondy lança single e videoclipe de clássico do Led Zeppelin! Assista no Surforeggae!


A mágica e a energia de Alpha Blondy na Audio Club! Saiba tudo o que rolou no show em SP!


Positive Energy! Alpha Blondy lança seu 13º álbum e volta ao Brasil para turnê! Confira as datas!


Confira uma prévia do DVD de Alpha Blondy gravado em Salvador no República do Reggae!


ALPHA BLONDY lança videoclipe em homenagem à Bahia com participação do OLODUM! Assista!


ONE DROP Festival traz ao Brasil Alborosie, Alpha Blondy, Matisyahu e muito mais!


Alpha Blondy retorna à América do Sul no fim de outubro! Saiba mais no Surforeggae!


Alpha Blondy e The Wailers prometem grandes shows em pleno verão Brasileiro! Confira as datas!


Ídolo da Costa do Marfim, o grande Alpha Blondy lança novo álbum! Confira no Surforeggae!


Alpha Blondy, The Gladiators e Leões de Israel aquecem o Expresso Brasil em São Paulo! Confira no Surforeggae!






 
Vibrações 15 Anos!
Vibrações
Live in Rotterdam

Peter Tosh
(Reggae)


O que você espera da cena reggae atual?
Que bandas clássicas ressurjam
Que bandas novas apareçam mais.
A cena reggae está legal para mim.


Resultado parcial
Historico de Enquetes


   Kabaka Pyramid
   Koffee
   Morgan Heritage
   Chronixx
   DUB INC


   Mateus Rasta
   Igor Salify
   Vibração Sol
   Andread Jó
   Be Livin



DESENVOLVIMENTO